Home > Cursos > Grupo de Espiritualidade Inaciana promove curso

Grupo de Espiritualidade Inaciana promove curso

A formação espiritual: Movendo-se da tristeza para alegria e da mágoa para a gratidão

Neste curso, refletiremos sobre o movimento interno que devemos fazer desde a tristeza sentida pelas perdas que experimentamos na vida até a alegria. Para que isto aconteça, veremos que é necessário enfrentar e lamentar as perdas. Depois, necessitamos colocá-las dentro de um contexto maior, para entender que nosso sofrimento está conectado ao sofrimento das outras pessoas deste mundo. A partir daí, precisamos convidar o Senhor Jesus a nos ajudar a entender o mistério da vida e entrar em comunhão com Ele, que habita em nosso coração. Desta forma, voltamos ao mundo expressando alegria.

Também devemos fazer o movimento da mágoa para a gratidão, pois a mágoa é um dos sentimentos mais cruéis. Ela torna nosso relacionamento com as pessoas muito difícil, pois nos leva à fixação em sentimentos negativos que passam a definir a nossa identidade. É conhecida no cristianismo como a pior das emoções. Já a gratidão é uma atitude que deixa a raiva passar e nos leva a receber as dádivas de Deus e das pessoas a quem servimos. O movimento da mágoa para a gratidão dá-se quando adotamos uma atitude de agradecimento que nos abre para novas oportunidades de vida plena.

Neste curso refletiremos sobre estes dois movimentos e experimentaremos formas de realizá-los em nossas vidas à medida que investimos em nossa formação espiritual.

Data: 24 a 26 de novembro;
Local: Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor;
Endereço: Rua Dom Bosco, 145 – Londrina PR;
Orientador: Pe. Raniéri, SJ;
Custo: R$ 130,00;
Inscrições: Graça (43) 99970-5612 / Maurina (43) 99916-5931 / Catarina: (43) 99912-1532
Informações: [email protected]

Breve currículo:
Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves é jesuíta e membro do Conselho Central da Secretaria para Colaboração com outros, Fé e Espiritualidade (SECOFE) dos jesuítas no Brasil. Tem larga experiência na orientação de retiros baseados nos Exercícios Espirituais Inacianos. É mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago, EUA. É coordenador pedagógico da Pós-Graduação Lato Sensu em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (FAJE).

Coordenação Grupo de Espiritualidade Inaciana