Você está aqui
Home > Cursos > Grupo de Espiritualidade Inaciana promove curso

Grupo de Espiritualidade Inaciana promove curso

A formação espiritual: Movendo-se da tristeza para alegria e da mágoa para a gratidão

Neste curso, refletiremos sobre o movimento interno que devemos fazer desde a tristeza sentida pelas perdas que experimentamos na vida até a alegria. Para que isto aconteça, veremos que é necessário enfrentar e lamentar as perdas. Depois, necessitamos colocá-las dentro de um contexto maior, para entender que nosso sofrimento está conectado ao sofrimento das outras pessoas deste mundo. A partir daí, precisamos convidar o Senhor Jesus a nos ajudar a entender o mistério da vida e entrar em comunhão com Ele, que habita em nosso coração. Desta forma, voltamos ao mundo expressando alegria.

Também devemos fazer o movimento da mágoa para a gratidão, pois a mágoa é um dos sentimentos mais cruéis. Ela torna nosso relacionamento com as pessoas muito difícil, pois nos leva à fixação em sentimentos negativos que passam a definir a nossa identidade. É conhecida no cristianismo como a pior das emoções. Já a gratidão é uma atitude que deixa a raiva passar e nos leva a receber as dádivas de Deus e das pessoas a quem servimos. O movimento da mágoa para a gratidão dá-se quando adotamos uma atitude de agradecimento que nos abre para novas oportunidades de vida plena.

Neste curso refletiremos sobre estes dois movimentos e experimentaremos formas de realizá-los em nossas vidas à medida que investimos em nossa formação espiritual.

Data: 24 a 26 de novembro;
Local: Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor;
Endereço: Rua Dom Bosco, 145 – Londrina PR;
Orientador: Pe. Raniéri, SJ;
Custo: R$ 130,00;
Inscrições: Graça (43) 99970-5612 / Maurina (43) 99916-5931 / Catarina: (43) 99912-1532
Informações: [email protected]


Breve currículo:
Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves é jesuíta e membro do Conselho Central da Secretaria para Colaboração com outros, Fé e Espiritualidade (SECOFE) dos jesuítas no Brasil. Tem larga experiência na orientação de retiros baseados nos Exercícios Espirituais Inacianos. É mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago, EUA. É coordenador pedagógico da Pós-Graduação Lato Sensu em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (FAJE).


Coordenação Grupo de Espiritualidade Inaciana

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »