Home > Pastorais e Movimentos > Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa

Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio de atividades que promovam o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos.

Nesse sentido, no dia 30 de setembro de 2017, no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor foi realizada a Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), tendo por objetivo avaliar os serviços prestados, trocar experiências e ao mesmo tempo fortalecer as lideranças para mais uma jornada de trabalho, cuidado e evangelização. O método de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa baseia-se na Palavra de Deus, no Evangelho de Marcos 6, 34-44, sobre a Multiplicação dos Pães e Peixes. Neste texto percebe-se uma sequencia de passos utilizados por Jesus e nos quais a Pastoral da Pessoa Idosa se inspira no seu dia a dia, seguindo os passos: Ver – Julgar – Agir – Avaliar – Celebrar. “Com muita alegria contamos com a presença de Dom Geremias e do Pe. Joel que incentivaram e motivaram a continuidade nessa importante caminhada”, afirmou Francisca Romagnoli Tavares, coordenadora arquidiocesana.

Participaram da assembleia as coordenadoras estadual, provincial, arquidiocesana, assim como as coordenadoras e representantes paroquiais, comunitárias e demais lideranças.  Um encontro de avaliação, oração, planejamento e muita motivação nesse importante trabalho em favor da vida da pessoa idosa.

Diácono Dirceu Júnior dos Reis