Você está aqui
Home > Campanhas > 3ª Etapa da vacina da Dengue em Londrina e região

3ª Etapa da vacina da Dengue em Londrina e região

De 20 de setembro a 27 de outubro de 2017 o Estado do Paraná inicia a terceira etapa de vacinação contra a dengue, com oferta da segunda e terceira dose para os cidadãos que se vacinaram em agosto de 2016 (Primeira dose), e março de 2017 (Primeira e segunda dose).

São trinta municípios no Estado. Na região da 17ª Regional de Saúde são 8 municípios alvo da vacinação: Londrina, Cambé, Ibiporã, Sertanópolis, Jataiznho, Assaí, Bela Vista do Paraíso e Porecatu. População que recebeu A PRIMEIRA OU A PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE,  deve procurar a vacina nos serviços de saúde dos municípios listados acima.

Ressaltamos que nesta etapa não iremos realizar a primeira dose, apenas a segunda e terceira dose. O esquema completo da vacina contra dengue é composto pelas três doses da vacina com intervalo mínimo de 6 meses.

O Estado do Paraná tem 253.000 pessoas a serem vacinadas nesta terceira etapa, na segunda e terceira dose. Na regional de Londrina temos uma população alvo de 96.562, pessoas, 60.822 pessoas só na cidade de Londrina.

vacina dengue 2017

A vacina é mais uma estratégia no controle da doença.  Imunizando esta parcela da população, podemos conferir proteção indireta a cerca de 60% da população, podendo oportunizar uma redução de algo em torno de 60 a 70% de casos notificados e, positivos, redução de cerca de 80% de ocorrência de casos graves e internações e, redução em 90% do risco de ocorrência de óbitos.

A vacina é segura, eficaz e gratuita, é um direito do cidadão e garante imunização a quem toma. A SEGUNDA E A TERCEIRA DOSE SÃO FUNDAMENTAIS para garantia do esquema de imunização. A campanha se inicia no dia 20 de setembro e se encerra em 27 de Outubro de 2017. NÃO MORRA DE DENGUE, VACINE-SE.      

SESA/SVS/17RS/DVVGS

 


Dados:

A Secretaria de Estado da Saúde e os municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Assaí, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Porecatu, estão trabalhando na campanha de vacinação de dengue desde o dia 21 de setembro. Apesar de todas as unidades de saúde oferecer a vacina e termos várias equipes volantes visitando pontos diversos, como calçadão, shoppings, colégios, etc, temos tido uma cobertura muito baixa, ou seja, os jovens de 15 a 27 anos que tem direito a vacina não estão procurando se vacinar. A VACINA  É UM DIREITO E UM DEVER. A vacina imuniza o vacinado e protege indiretamente outras pessoas. Das 95.507 pessoas que podem tomar a vacina em nossa região (52.562 – 2ªdose e, 43.145-3ª dose), fizemos aproximadamente 16.270 doses no total, ou seja APENAS 16% DA COBERTURA PROGRAMADA. 

José Carlos Moraes
DVVGS – 17ª RS 


 

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »