Você está aqui
Home > CNBB > Assembleia Provincial 2017 – Arquivos e fotos

Assembleia Provincial 2017 – Arquivos e fotos

Assembleia Provincial do Povo de Deus em Londrina discute Iniciação à Vida Cristã

Como realizar a Iniciação à Vida Cristã nas diversas pastorais e movimentos da Igreja. Este foi o desafio discutido na Assembleia Provincial do Povo de Deus pelos bispos e coordenadores de pastorais, movimentos e organismos das quatro dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Londrina: Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Apucarana. Foram quase 200 pessoas reunidas na Casa de Retiros Emaús, em Londrina, entre bispos, padres, religiosos e leigos. O encontro foi nos dias 23 e 24 de setembro.

Foi a primeira vez que a assembleia foi realizada dividida em províncias. Até o ano passado, era realizada a nível regional. “Decidimos fazer assembleia pelo menos a cada dois anos a nível de província para poder partilhar mais as questões do regional com as pastorais, os movimentos, os coordenadores, para que assim o trabalho do regional tenha uma abrangência maior e possa ser entendido um pouco mais pela Igreja como um todo, não apenas pelos padres, coordenadores da Ação Evangelizadora, bispos, mas todos aqueles que se dedicam à pastoral”, explica Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina. Os coordenadores foram divididos em grupos de trabalho para discutir ações relativas às suas pastorais e movimentos.

No mesmo final de semana, as Províncias de Maringá, Cascavel e Curitiba também realizaram suas assembleias. O tema central foi a Iniciação à Vida Cristã (IVC). A IVC é uma das urgências da CNBB tratadas como prioridades pelo Regional Sul 2.  “A Iniciação Cristã é um pouco a pastoral do futuro. A pastoral que não entrar nesta linha está fadada à falência nos próximos anos. Porque esse é o trabalho que precisa ser feito para formar melhor os nossos cristãos que passam pelas nossas mãos, seja na catequese normal, seja na catequese de adultos, seja nos encontros de pastorais e movimentos. Seja onde for, o trabalho da Igreja deverá cada vez mais levar em consideração a Iniciação Cristã sob inspiração catecumenal”, destaca dom Geremias.

Iniciação Cristã na vida de cada pastoral e movimento

O coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, padre Joel Medeiros, explica que quando se fala em iniciação cristã, normalmente se pensa na catequese, já que geralmente é na catequese que se dá os primeiros passos na vida cristã. Porém ele destaca que o tema diz respeito a todos os movimentos. “Nós estamos discutindo que a Iniciação à Vida Cristã diz respeito a todos. Pois iniciar a Vida Cristã com o processo catecumenal significa que a pessoa deve conhecer pela razão mas também pela experiência da fé.”

“A proposta final é de que todos os grupos possam repensar o processo de evangelização dentro do processo catecumenal. Nós temos como Evangelho principal a samaritana, que conclui dizendo: ‘já não cremos porque ela falou, mas porque escutamos o próprio Senhor’, ou seja, fizemos a experiência da fé”, continua padre Joel.

Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio e assessor da Assembleia do Povo de Deus, destaca que o objetivo dos planos e diretrizes é acontecer nas bases, nas paróquias. “Por isso se discutir entre pastorais, serviços, movimentos e organismos. Como Pastoral da Criança, por exemplo, faz Iniciação à Vida Cristã? Sei que tem pastorais diocesanas que estão fazendo, outras não. E aí o testemunho de uma vai ajudar a outra. Todas as pastorais, movimentos precisam colocar em prática, mas alguns não sabem como fazer. Ver os testemunhos vai incentivar, e toda a província vai fazer uma caminhada conjunta”.

Cada pastoral e movimento elegeu durante a assembleia seus coordenadores provinciais para que as discussões atinjam a todos. As dioceses também discutiram as demais urgências da CNBB e, como em todas as províncias do Paraná, foi aberta a campanha vocacional: Cada Diocese uma Nova Vocação, com o objetivo de rezar pelas vocações.

O casal coordenador da Pastoral Familiar da Diocese de Apucarana, José Adimilson Martins da Silva e Lucimara Aparecida Moreno, o Ceará e a Mara, contam que o contato com as diversas dioceses na assembleia servem também para propor desafios. “É como um mergulhar profundo na fé, porque só você fazendo parte é que você consegue levar para os outros. Isso é bom para mim, é bom para você também, contagiar os outros. É um mergulhar profundo na fé. Juntamente com todas as pastorais e movimentos, porque o que vamos levar é a mensagem de Jesus Cristo, não importa o movimento”, conta Mara.

Fotos clique aqui>>

Clique aqui para fazer download dos slides utilizados na assembleia

 

 

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »