Você está aqui
Home > Formação > IX Encontro Interprovincial de seminaristas acontece em Maringá

IX Encontro Interprovincial de seminaristas acontece em Maringá

Na quinta-feira (07/09), Dia da Independência do Brasil, na cidade de Maringá (PR), aconteceu o IX Encontro Interprovincial de Seminaristas com a participação de aproximadamente 200 seminaristas (candidatos ao sacerdócio). O presente encontro reúne quase uma década todos os seminaristas e formadores das províncias eclesiásticas de Londrina e Maringá, e conta com a presença de 8 dioceses: Arquidiocese de Londrina, Diocese de Jacarezinho, Diocese de Apucarana, Diocese de Cornélio Procópio, Arquidiocese de Maringá, Diocese de Campo Mourão, Diocese de Umuarama, Diocese de Paranavaí.

seminaristas interprovincial
Pe. Claudemir Afonso Caprioli (Diocese de Umuarama)

O tema desse IX interprovincial foi “O dom da vocação presbiteral”. O evento aconteceu no Centro de Formação Bom Pastor (Anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória), teve início às 8h com recepção e café da manhã. Às 9 horas o Prof. Dr. Pe. Claudemir Afonso Caprioli (Diocese de Umuarama), palestrou aos seminaristas e formadores sobre a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (O Dom da Vocação Presbiteral). Durante o encontro também aconteceu um momento de reflexão sobre o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas).

seminaristas interprovincial2
Dom Geremias Streinmetz (Arcebispo Metropolitano de Londrina)

O encontro também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz e de Dom Manoel João Francisco, Bispo Diocesano de Cornélio Procópio. Ao fim da manhã aconteceu a Santa Missa, que foi presidida por Dom Geremias, em sua homilia Steinmetz ressaltou a importância do seminarista ser um servidor do Reino e de forma livre; só assim o seminarista poderá tornar-se um bom pastor.

A próxima diocese a sediar o evento será a Arquidiocese de Londrina no próximo ano. Por fim, o encontro acabou com uma tarde recreativa onde os seminaristas e formadores puderam exercitar-se e entreter-se nos mais variados tipos de esportes.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
Coordenador da PASCOM Arquidiocesana

 

Veja o vídeo produzido pela Arquidiocese de Maringá sobre o Encontro e a homilia de Dom Geremias na íntegra:

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »