A convite da Secretaria da Assistência Social, do Conselho de Igualdade Racial de Cambé e da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Londrina, um grupo expressivo de haitianos (as) que residem no Jardim Santo Amaro participaram num encontro realizado no Centro da Juventude de Cambé, no domingo, dia 30 de julho. O encontro teve por objetivo uma aproximação mais efetiva em ouvir suas demandas, desejos e perspectivas. A presença de haitianos em Cambé iniciou em 2010 e se tornou mais intensa a partir de 2014. Em suas colocações eles/elas destacaram que a responsabilidade dos que deixam o Haiti é de comprometer-se em ajudar financeiramente os familiares que ficaram, dada a situação pela qual vive seus país. Todo haitiano deseja um dia visitar ou voltar ao as suas origens.

Os que já possuem uma profissão técnica não conseguem um emprego que corresponda a sua especialização, são sempre contratados como ajudantes. Outra dificuldade é com relação à revalidação de diplomas: tradução, taxas e tempo. O desemprego é ainda uma ameaça constante e a moradia tem quer ser compartilhada por causa do valor do aluguel. Pra favorecer a integração entre população local e imigrantes, a Secretaria da Assistência Social e o Centro da Juventude falaram da programação dos cursos e eventos que estão à disposição dos imigrantes. E que tal uma apresentação cultural dos haitianos? Como ação concreta foi formada uma comissão representativa dos haitianos, da Secretaria e do Conselho para os devidos encaminhamentos.

Que Deus confirme este gesto de acolhida e de novas parcerias.

Pastoral do Migrante