Você está aqui
Home > Palavra do Administrador > O Reino de Deus, por Dom Manoel

O Reino de Deus, por Dom Manoel

O Evangelho que vai ser proclamado no próximo domingo convida-nos a fazer do Reino de Deus nossa prioridade de vida. Qualquer outro valor deve passar para segundo plano, diante deste “tesouro” ou desta “pérola de grande valor” que é o Reino de Deus.

Para compreendermos melhor o que Jesus quer nos ensinar, parece-me importante aprofundar o que realmente significa a expressão “Reino de Deus.

No tempo de Jesus a expectativa do Reino de Deus era muito viva, por isso na sua interpretação, havia diversas correntes de opinião. A novidade de Jesus consistiu em dizer que o Reino de Deus já havia chegado e que não se identificava com nenhuma opinião em voga naquela época. Não foi fácil para Jesus propor um novo significado para a expressão “Reino de Deus” e fazer com que o povo e os discípulos compreendessem que se tratava de algo muito mais profundo, que exigia conversão das pessoas e transformação radical da sociedade, no sentido do amor a amigos e inimigos e da superação de todos os elementos contrários ao ser humano e a Deus.

Para os zelotas que eram nacionalistas e muitos discípulos influenciados por eles a proposta de Jesus foi uma decepção. “Nós esperávamos que fosse ele quem iria restaurar Israel” (Lc 24,21). No entanto, o Reino de Deus não se identifica com nenhum tipo de nacionalismo.

cruz reinoO Reino, segundo a pregação de Jesus, também não se equipara às descrições fantásticas dos apocalípticos sobre o fim do mundo. Jesus discorda ainda dos fariseus que pensavam apressar o advento do Reino com a observância minuciosa da Lei.

Segundo Jesus, não basta fazer o que a Lei ordena. A presente ordem das coisas não pode salvar o ser humano de sua alienação fundamental. Os que se negaram ir ao banquete de núpcias do filho do rei, negaram-se por motivos socialmente justos, e, em nada infligiram a lei. No entanto, foram excluídos do Reino.

Para participar do Reino de Deus exige-se o amor que não é objeto de legislação (Mt 21,14; Lc 14,16-24). Por isso os marginalizados da ordem vigente estão mais próximos do Reino do que os que se consideram em ordem.

Jesus se opõe também ao pensamento dos essênios que reduziam o Reino aos bens espirituais e se retiravam do mundo, para esperar, sem nada fazer, além das abluções rituais, a reconciliação universal. Não bastam as purificações rituais. O advento do Reino se faz através da conversão e da oposição, não da fuga, ao projeto deste mundo.

Segundo Leonardo Boff, o Reino de Deus, é a manifestação definitiva do poder de Deus sobre o mundo dominado pelas forças satânicas e a restauração de toda a criação com o aparecimento de novos céus e novas terras. É vida com Deus, perdão dos pecados e futuro feliz. É uma nova ordem do mundo, onde Deus é tudo em todas as coisas. Não é premio para os piedosos e castigo para os pecadores. Antes, pelo contrário, é boa nova para os pecadores e para todos que se convertem. É historização da utopia fundamental da humanidade, concretização de um mundo totalmente reconciliado, libertado de tudo o que oprime e purificado de todos os males. É mais que bem estar social, mais que qualquer avanço no domínio da natureza que venha em benefício da sociedade. O Reino não se identifica com nada deste mundo, nem mesmo com a Igreja.

Na oração do Pai Nosso pedimos: “venha a nós o vosso Reino”. Na raiz desta súplica está uma atitude de fundamental esperança. Pela esperança se atualiza o futuro e se proclama que o Reino “já” está presente na história ou pode se fazer presente, ao mesmo tempo que se confessa que “ainda não” alcançou sua plenitude e precisa ser instaurado.

A instauração do Reino exige conversão, ou como fala o Evangelho do próximo domingo, exige que “se venda tudo” para adquiri-lo.

Dom Manoel João Francisco
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina
Bispo Diocesano de Cornélio Procópio

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »