Neste sábado, 22 de julho, agentes das Pastorais Sociais e padres da arquidiocese reuniram se para organizar o Grito dos Excluídos, que este ano, em sua 23ª edição tem como tema “Por direito e democracia, a luta é todo dia” e o lema “Vida em primeiro lugar”.
O Grito dos Excluídos na Arquidiocese de Londrina será um momento de forte integração e articulação entre as Pastorais Sociais, Santas Missões Populares, Grupos Bíblicos de Reflexão e todas as pessoas de boa vontade que acreditam na justiça e na paz.
Durante a semana da Pátria, serão oportunizados momentos de reflexão sobre a atual conjuntura social, política, econômica e eclesial, além de uma reflexão sobre o tema e o lema. Também será realizado um levantamento de possíveis ações, visando o enfrentamento de situações de exclusão existentes na arquidiocese. O Grito dos Excluídos será realizado no dia 07 de setembro e poderá ser organizado nos decanatos ou pela articulação entre eles, de acordo com a possibilidade de cada comunidade.
Pe. Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora, considera um avanço a preparação e realização do Grito dos Excluídos, tendo em vista que as Pastorais Sociais serão fortalecidas, dando continuidade nessa reflexão. Lenir de Assis, coordenadora das Pastorais Sociais, compreende que a organização do Grito dos Excluídos vem ao encontro do Plano Pastoral Arquidiocesano que se soma todas as ações implementadas pelas Santas Missões Populares, Grupos Bíblicos de Reflexão e 14º Intereclesial das CEBs, sendo um momento oportuno de olhar para o povo, ouvir seus clamores enfrentando os desafios que diariamente faz sofrer as comunidades.
Em breve toda a programação será informada.

Leoni Alves Garcia
CEBs / PASCOM Arquidiocesana