#Compartilhe

O dia 16 de julho de 2017 foi muito especial para o Movimento de Schoenstatt. Com o lema “Família, despertai na alegria da Aliança de Amor”, o Instituto, a União e a Liga de Famílias de Londrina comemoraram os 75 anos da Fundação da Obra de Famílias.

Foi em 1942, num momento de muito sofrimento para o mundo todo: a Segunda Guerra Mundial, presos no Campo de Concentração de Dachau, que o Pai e Fundador do Movimento de Schoenstatt, Padre José Kentenich, juntamente com o Dr. Fritz Kühr, fundaram a Obra de Famílias, com a qual a Mãe de Deus deseja aperfeiçoar as famílias, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.

O Jubileu foi comemorado com muita alegria pelos ramos da Obra de Famílias. O evento começou com uma acolhida aos representantes de diversas cidades do Regional Paraná. Também estavam presentes representantes de Campinas – Regional Sudeste, e do Encontro Regional da Liga de Famílias que antecedeu o dia 16/07, iniciado no dia 14/07 e coordenado pelas famílias de Londrina e que tiveram participantes que vieram de Presidente Prudente, Curitiba, Guarapuava, Assis, Rio Negro, Cornélio Procópio, Maringá, Sarandi, Santa Cruz do Rio Pardo, Ibiporã e Jacarezinho. Todos vieram demonstrar que a vida e a obra do Padre José Kentenich têm um significado especial na história das Famílias de Schoenstatt, que olham para o passado com gratidão; para o presente com alegria e para o futuro com esperança e consciência de missão apostólica.

Após a alegre acolhida, os ramos foram representados com suas bandeiras e símbolos levados ao Altar, e feitas as Orações de Abertura, animada com o Hino Jubilar. Em seguida, numa emocionante vivência, representada por membros do Movimento, os presentes puderam relembrar a história da fundação que começou no meio da guerra, na dor e no sofrimento de um Campo de Concentração, e trouxe-nos aos dias de hoje a alegria da Aliança de Amor.

Belos testemunhos dos três ramos da Obra de Famílias trouxeram alegria e ânimo, bem como a homenagem aos membros mais antigos da Obra de Famílias emocionou a todos. Uma singela homenagem com crianças que abrilhantaram com flores a Capela, unindo o antigo ao novo, o passado ao futuro.

A Santa Missa, celebrada pelo padre Ivan, com sua sabedoria e profundidade, foi o ponto alto do dia, que finalizou com uma oração de envio no Monumento dos Heróis e homenagem com flores no túmulo do Casal Kühr, à sombra do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente.

Um delicioso almoço foi servido no Salão da Catedral e para fechar com chave de ouro esse dia inesquecível, a Obra de Famílias de Londrina presenteou nossa Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, renovando a Coroação como Rainha Vitoriosa da Obra das Famílias, Santuário Lar localizado na Sala da Obra na Casa Tabor.

Gratidão nesse dia à Rainha da Aliança, ao Padre Kentenich, nosso Pai e Fundador, ao Dr Fitz Kühr por seu heroico “sim” e a todos os membros da Obra de Famílias, de ontem e de hoje, que lutam fielmente pelo ideal e santidade da família católica.

João Paulo

Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.