Você está aqui
Home > 14º Intereclesial > O Trem das CEBs avança: Começa o Catorzinho

O Trem das CEBs avança: Começa o Catorzinho

Pessoas de diversas partes do Brasil, das (Arqui) Dioceses do  Paraná e de Londrina, sede do 14º Intereclesial já estão reunidas  para celebrar o Catorzinho. O encontro  começou na parte da manhã no Ginásio do Colégio Marista, trazendo a alegria e a animação do chão das comunidades, com uma bonita e calorosa celebração. Como não pode faltar, já tivemos logo cedo o tradicional trenzinho das CEBs.  Iluminado pela Palavra Êxodo 7, 3, dom Manoel João Francisco, administrador apostólico da Arquidiocese de Londrina e Referencial das CEBs no Regional Sul II reafirmou: “De onde vem os gritos, que se antes eram surdos hoje são ensurdecedores. Como CEBs precisamos ouvi-los nas periferias, como exorta o Papa Francisco, sairmos do comodismo e avançarmos para as galileias.”

Dom Geremias Steinmetz, arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Londrina, também está no Catorzinho. Saiu cedinho de casa para estar no encontro das CEBs. “A evangelização nas cidades é um grande desafio. É importante trazermos a reflexão e a espiritualidade para a prática o plano de Deus”.

Neste momento está começando a plenária Os desafios da conjuntura atual, com o assessor José Damasceno, líder de movimentos sociais no Paraná. Nesta primeira plenária, o assessor discute o contexto social em que vivemos. Na sua fala, Damasceno vai refletir a crise da sociedade como um todo. “Vivemos uma crise econômica que gerou uma crise geral: cultural, social, existencial. A minha fala busca ajudar a refletir, trazer conteúdo para os debates do evento”, explica o assessor.

Logo depois, começa a plenária Os desafios das CEBs no mundo urbano, com o assessor nacional da CEBs Celso Pinto Carias. Ele vai falar sobre o primeiro passo da metodologia das CEBs aplicado ao tema deste Intereclesial: o ver a realidade urbana. “Na fala, vou apresentar o chão da realidade, os desafios do mundo urbano a partir da visão da nossa caminhada de Igreja”, conta Celso.

Equipe de Comunicação do 14º Intereclesial

Fotos: Wellington Ferrugem

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »