Você está aqui
Home > 14º Intereclesial > Mensagem de Dom Geremias Steinmetz para as CEBs

Mensagem de Dom Geremias Steinmetz para as CEBs

Foram me pedidas algumas palavras a respeito da minha expectativa com relação   ao trabalho das Comunidades Eclesiais de Base e da realização do 14º Intereclesial de CEBs que deverá acontecer em Londrina – PR, no mês de Janeiro de 2018.

Era, de fato, uma preocupação dos bispos do Regional Sul II o fato do acompanhamento da organização deste evento principal das CEBs no Brasil e o período de vacância no Arcebispado de Londrina. A nomeação de Dom Manoel João Francisco, Bispo de Cornélio Procópio, como Administrador Apostólico deu um grande alívio para esta preocupação. Ele é muito vivido nesta área e está dando o melhor de si para que tudo corra bem e esteja suficientemente preparado para que o 14º produza os melhores resultados. Pelo seu trabalho Deus seja louvado!

Em 14 de junho ocorreu a divulgação da minha nomeação como Arcebispo de Londrina. Além das muitas outras preocupações, a preocupação da organização e realização do 14º está entre as maiores. Assumi isto não como um trabalho do Arcebispo, mas como um trabalho da Arquidiocese assumido e planejado com a responsabilidade e maturidade que tal evento merece. A participação de todos é pedida a todo instante. Ninguém pode dizer que não tem nada a ver com isso. É uma realização da Arquidiocese de Londrina.

A partir de 12 de agosto estarei totalmente comprometido para que seja um grande e profundo momento eclesial do Brasil. Mas, já perguntei ao Colégio de Consultores, pergunto a mim mesmo e, chegará o momento de perguntar a toda a Arquidiocese de Londrina: Como daremos continuidade, na ação evangelizadora, às inspirações que brotarão do 14º Intereclesial de CEBs? Como será a recepção de tudo isto no dia a dia da vida das comunidades paroquiais da nossa Arquidiocese? Valerá a pena nos debruçarmos com qualidade metodológica sobre estas questões.

As informações que tenho até agora dão conta de que tudo está andando bem. Todas as equipes estão se organizando o melhor possível. É neste sentido que acontecerá o, carinhosamente chamado, “Catorzinho”, de 14-16 de julho. Um evento-teste. Será maravilhoso. A alegria do 14º durará desde o Catorzinho, passando pelo evento-central até a continuidade das inspirações do 14º na vida das comunidades. Que este seja abençoado e produtivo.

Além disso, merece destaque o tema deste trabalho: CEBs e os Desafios do Mundo Urbano e o lema: Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los (Ex 3,7). Nos ajuda a refletir a situação das pessoas, homens e mulheres, no mundo urbano. As periferias geográficas e existenciais das nossas cidades. Entenderemos melhor as estruturas das nossas cidades, os “nervos” que as governam, os interesses que gerenciam este modelo de cidade, etc.

Enfim, que seja um momento de graça para a Igreja do Brasil, do Regional Sul II e da Arquidiocese de Londrina. Atenciosamente, em Cristo Jesus!!!

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo eleito de Londrina – PR

Foto destaque: Wellington Ferrugem 

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »