“A arte de liderar na Igreja” se propõe a orientar o trabalho pastoral conduzido por religiosos e leigos nas comunidades católica

a arte de liderar na igreja1

A Editora Santuário, de Aparecida (SP), acaba de lançar o livro “A arte de liderar na Igreja” escrito pelo padre diocesano Romão Martins e o consultor de empresas Wellington Moreira. A obra reúne, numa linguagem simples e com muitos exemplos, princípios e técnicas de gestão que orientam o trabalho pastoral conduzido pelos líderes religiosos e leigos.

Padre Romão destaca que nem sempre as paróquias têm coordenadores com experiência em gestão. “A realidade mostra que há muita gente com boa vontade, que se dispõe a ajudar nas atividades pastorais e faz o trabalho com alegria, mas carece de formação”, argumenta.
Segundo o sacerdote, as comunidades devem aprender a desenvolver líderes internamente e o livro foi escrito para ser um bom subsídio ao longo do processo de capacitação defendido pelos autores. “A Igreja precisa de pessoas preparadas, senão as coisas não progridem. Aliás, alguns trabalhos deixam de frutificar justamente porque as lideranças apresentam dificuldade para coordenar a execução das tarefas ou aproveitar o potencial das pessoas que trabalham ao lado delas”, afirma.

Conteúdo prático e relevante
Wellington Moreira lembra que a obra trata de situações cotidianas vivenciadas por quem está à frente de grupos pastorais. “Como administrar conflitos, criar unidade sem construir panelinhas, montar um plano de ação, conduzir reuniões e planejar a sucessão de novos líderes, por exemplo. Tudo isso levando em conta as lições de liderança de Jesus e a importância de cuidar da espiritualidade”, destaca.

O livro
No livro, os leitores terão acesso a um conteúdo dividido em cinco partes, com 30 capítulos e 240 páginas no total. As duas primeiras apresentam o tema liderança numa perspectiva geral e depois no âmbito paroquial. Já as três últimas reúnem dicas de como conduzir os liderados no dia a dia, colocar em prática as ações pensadas em conjunto e formar sucessores.

Os autores
Romão Martins, sacerdote diocesano ordenado em março de 1999, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e presidente do Conselho Diretor da Rádio Alvorada em Londrina (PR). Já Wellington Moreira é palestrante, consultor empresarial na área de formação de lideranças e autor dos livros “Líder Tático” e “O Gerente Intermediário”, publicados pela Editora Qualitymark (RJ).

Dom Albano
Antes de sua morte, o então bispo emérito de Londrina, Dom Albano Cavallin, escreveu no prefácio: “Faço votos de que esse livro provoque uma urgente revolução missionária na Pastoral da Igreja no Brasil”. Certamente, lembrando-se das milhares de lideranças cristãs que se dedicam a cumprir com primor a missão de evangelizar e precisam ser capacitadas.

Onde comprar
O livro “A arte de liderar na Igreja” já pode ser adquirido em várias livrarias pelo país ou pelo site da Editoria Santuário (www.editorasantuario.com.br) por R$ 25. Para saber mais sobre o tema, acesse www.lidercatolico.com.br.

Mais informações:
Tatiane Salvatico – (43) 9 9183 9009