Pe. Wilnie Jean, haitiano, que acompanha a Pastoral do Migrante na Arquidiocese de Cascavel – PR como missionário scalabriniano, realizou um encontro com  haitianos que residem em Cambé no Jardim Santo Amaro, no sábado dia 10 de junho à tarde e celebrou uma missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Jardim Ana Rosa, à noite. Ele veio acompanhado de dois haitianos e uma haitiana que participam  da Pastoral do Migrante em Cascavel.

Diversos haitianos tiveram oportunidade de partilhar numa animada roda de conversa seus anseios pela conquista de um emprego, suas dificuldades com gastos em moradia e alimentação, seus esforços na entreajuda com os que chegam, o benéfico entrosamento e solidariedade que recebem dos brasileiros e comunidades, a boa acolhida que encontram nas igrejas e nos serviços públicos onde moram. Algumas vezes ficam magoados e tristes com expressões que desqualificam quem é estrangeiro. O tempo foi escasso para por em dia tantas conversas.

Também estavam presentes neste encontro membros da Paróquia São Francisco Xavier e colaboradores da Pastoral do Migrante e da Cáritas Londrina. Ao final do encontro a comunidade partilhou com os participantes um delicioso  chá com bolo. A celebração eucarística da solenidade da Santíssima Trindade foi presidida pelo Pe.Wilnie tendo ao seu lado o diácono Marcos. Os haitianos presentes participaram da procissão de entrada trazendo o banner da Semana do Migrante e a bandeira do Haiti. Como ação de graças os haitianos entoaram em crioulo a canção “Grandioso és Tu.” Ao final Pe. Wilnie fez seus agradecimentos ao pároco, à equipe de liturgia e canto e a todos os participantes pela comunhão na diversidade que buscamos em unidade com a Santíssima Trindade.

No Domingo, dia 11, no período da manhã Pe. Wilnie e membros da equipe da Pastoral do Migrante visitaram algumas famílias em Rolândia.  Às 15h foi celebrada uma missa em crioulo na Capela do Centro Comunitário. Pouco a pouco o local ficou repleto de participantes. Os cantos e o ritual da missa foi em crioulo, mas na homilia, Pe.Wilnie teve o cuidado de dirigir algumas palavras em português para os participantes da paróquia local. Mons. José Bernard, pároco local valorizou e agradeceu esta iniciativa missionária. Pe. Lairton dos Santos da paróquia da Ressurreição, o diácono Claudenir Briganó, a equipe da Pastoral do Migrante de Londrina e diversas lideranças da paróquia São José estiveram presentes e ajudaram na organização juntamente com a equipe da Pastoral do Migrante de Rolândia.  Após a celebração todos se dirigiram ao salão paroquial para um momento de confraternização.

Se te yon jou ki te beni! (idioma Crioulo),
Foi um dia abençoado!