Missas, procissão, bênçãos de pães e bolo do santo padroeiro

Na terça-feira, 13 de junho, a Paróquia Santo Antônio de Cambé celebra o padroeiro. Em seu louvor, promove uma das mais tradicionais festas religiosas a ele dedicada no Paraná.

Começa às 6 horas, na igreja matriz, com alvorada festiva e oração do Angelus. Às 8 horas será celebrada a missa da bênção dos pães. Às 18 horas tem missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade. Ao final, será acesa a fogueira de santo Antônio e começa a quermesse.

Bolo de Santo Antônio
Na festa do padroeiro não falta o Bolo de Santo Antônio “recheado” de medalhinhas. Neste ano, serão 14 mil pedaços (quatro mil a mais que em 2016), sendo 35% deles com as peças do santo no interior. Estarão à venda no período da manhã, a partir das 9 horas, no salão paroquial. Após as 16 horas poderão ser adquiridos na barraca montada no Centro de Eventos. A unidade será vendida a R$ 3,00. As medalhas e as fatias do bolo serão bentas. Quem não encontrar o objeto de devoção terá, da mesma forma, o alimento abençoado.

Na madrugada e início da manhã da terça-feira 13 o bolo estará sendo confeccionado e embalado por 80 voluntárias no salão paroquial. A imprensa poderá fotografar, produzir imagens para TV e fazer entrevistas.

Curiosidade
Em 2015, dois casais celebraram matrimônio simultaneamente na igreja matriz no dia de Santo Antônio. O detalhe, ou a providência divina assim o quis, é que se conheceram comprando bolo do “santo casamenteiro” na festa do ano anterior. Edvaldo Cândido casou com Elen Francis e Egner Danilo com Mayara Cristina.

Rápida biografia de Santo Antônio
Santo Antônio é português porque nasceu em Lisboa, é italiano porque evangelizou e morreu em Pádua, é universal por ser venerado em toda parte e em todas as épocas. É o mais venerado no mundo cristão.

É mais conhecido pelas tradições populares de casamenteiro, recuperador de objetos perdidos, distribuidor de pães e milagreiro. Pouco se fala sobre sua enorme devoção a Jesus e Maria, pelo amor aos pobres, sua santidade e Doutor da Igreja. Tão pouco é citado como o grande pregador e propagador do Evangelho que foi. Escreveu importantes sermões, hoje editados em livros. É esta sua principal vocação.

Serviço:
06 horas: Alvorada Festiva, Oração do Angelus;
08 horas: Missa e bênção dos pães de Santo Antônio;
09 horas: Venda do bolo de Santo Antônio (salão paroquial);
18 horas: Missa solene e procissão.

Veja convite do Padre José Lino para a Trezena de Santo Antônio:

Paróquia Santo Antônio de Cambé,
Rua Espanha, 289, Centro
Pastoral da Comunicação (PASCOM)
Fone: (43) 9807-6832 / 3251-5076
WhatsApp  9969-5383