O Intereclesial das CEBs é sempre um grande acontecimento na vida da Igreja do Brasil, cuidadosamente preparado, carinhosamente gestado pela comunidade local e ansiosamente esperado pelas CEBs do Brasil e América Latina . No Intereclesial as celebrações ocupam lugares especiais, são o coração de toda uma caminhada, são inspiradoras, festivas, carregadas de identidade e espiritualidade, por isso são   bem preparadas, refletidas e amadurecidas coletivamente.

Nos dias 29 e 30 de abril acontecerá em Londrina Pr, cidade do 14º Intereclesial das   CEBs a OFICINA APLICADA DE LITURGIA. e ANIMAÇÃO  A Oficina começa no sábado às 08h e termina com almoço no domingo.  São esperados representantes dos diversos regionais envolvidos na construção da liturgia e equipes locais de Cultura, Animação, Ornamentação e Liturgia.

Um dos pontos altos dos Intereclesiais são as celebrações que acontecem ao longo do encontro. Elas expressam em linguagem simbólica, poética e profética, o jeito de ser Igreja e de professar a fé das comunidades eclesiais de base. No processo de construção das celebrações do nosso 14º Intereclesial, contaremos com a Rede CELEBRA que nos dará o necessário apoio nesta tarefa que tem exigências específicas. Já temos marcado o primeiro seminário, com a participação dos Regionais, nos dias 8 e 9 de outubro de 2016.

A CELEBRA é uma rede organizada em núcleos de pessoas, comprometidas com uma liturgia cristã fonte de espiritualidade, enraizada na vida pessoal e comunitária, na caminhada solidária dos pobres e aberta ao ecumenismo, em diálogo com o mundo.

Entre as diversas atividades previstas na agenda da Rede Celebra, consta “dar especial atenção aos encontros de preparação dos intereclesiais de CEBs, nos níveis locais, regionais e nacionais”. É um trabalho que visa não apenas a preparação das celebrações durante os intereclesiais, mas uma oportunidade de formação e animação em função da vida litúrgica no cotidiano das comunidades, no contexto da Igreja que vive a fé com os pés bem fincados no chão da vida. Toda a metodologia e condução da programação está a cargo da Rede Celebra, que aqui será representada pelo Pe. Mirim Ir. Penha Carpanedo e de Arnaldo Antonio de Souza Temochko.

Leoni Alves Garcia
Comunicação do 14° Intereclesial