Nos dias 21 a 23 de abril de 2017, reuniu-se em Guarapuava (PR), no Centro São João Diego, 57 representantes agentes das pastorais sociais de 15 dioceses do Regional Sul 2 da CNBB.

O encontro teve como tema Uma Pastoral Social Sociotransformadora. Com o objetivo de animar a caminhada das Pastorais Sociais do Paraná, à luz da profecia do Evangelho, a partir dos desafios da realidade social, pastoral e política.

Num primeiro momento o encontro foi assessorado por André Lander, professor da FAVI (Faculdade Vicentina), doutor em Sociologia, e assessor dos movimentos populares e pastorais sociais em Curitiba, que fez uma vasta análise de conjuntura.

Em seguida Jardel Lopes (coordenador regional das Pastorais Sociais e Coordenador Nacional da Pastoral Operária) falou sobre a Dimensão Socioestrutural da Caridade Cristã. Os grupos fizeram trabalhos de grupo sobre a Pastoral de Conjunto, a partir do texto “Pastorais Sociais – Pastoral de Conjunto”, do Pe. Francisco Aquino Junior (tema trabalhado na Comissão Nacional das Pastorais Sociais).

O encontro contou com a presença de um grupo musical de Guarapuava, que animou a noite cultural com músicas, danças, comes e bebes.

Estiveram presentes agentes, militantes e coordenações das seguintes pastorais e organismos: Criança, Pessoa Idosa, Afro brasileira, Operária, Conselho de Leigos, Juventude, Migrante, Carcerária, AIDS, CEBs, CPT, Sobriedade, Povo em situação de Rua, Diversidade, Saúde, Caritas.

Veja na íntegra a Carta:

carta final encontro pastorais sociais reg 2

Download da Carta aqui>>

Veja a seguir vídeo das Pastorais Sociais com posicionamento sobre as Reformas do Governo e Carta final do encontro.