Você está aqui
Home > SMP / GBR > Participantes comentam curso sobre o sentido da vida e da morte

Participantes comentam curso sobre o sentido da vida e da morte

Mais de 120 pessoas estiveram no Centro Pastoral Bom Pastor neste sábado e domingo (11 e 12 de março) para o curso Sentido da Vida e da Morte, ministrado pela assessora Tania Maria Borges, psicóloga especialista em Logoterapia e Psicoterapia do Luto. O tema do curso foi trabalhado em dois momentos: um dedicado ao sentido da vida e outro à morte e ao luto.

O psicólogo José Carlos Camargo achou o curso fundamental, principalmente para seu trabalho. Ele lida com pessoas que o procuram em estado de sofrimento, de luto e perdas, não necessariamente de pessoas, mas ausência de situações confortáveis por exemplo. “Tudo o que a Tania nos coloca nos ajuda a auxiliar a pessoa que passa por esse momento delicado a colocar um sentido para aquele vazio que ficou depois de uma perda. Nós precisamos estar embasados para ajudar a pessoa a decidir: está doendo sim, mas eu vou em frente”, comenta Camargo.

Já para Dirce Ramos, da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, o curso ajudou a entender melhor o comportamento de pessoas como sua mãe. “Hoje eu entendi que o comportamento fechado que minha mãe tinha que às vezes a gente não entendia era devido ao sofrimento que ela teve na perda do primeiro esposo. Passei a enxergar minha mãe de forma diferente”, explica Dirce. Com isso, ela fala que abriu a mente para tentar compreender mais o outro.

A noviça das Irmãs de Cristo Pastor, Joici Silva, vai levar os aprendizados do curso para seu trabalho na vida religiosa, com instrumentos para lidar com o luto de forma saudável. “A gente sempre tenta melhorar a vida da pessoa em luto. Mas ela ensinou que é normal viver o luto, que existem fases a serem passadas e que cada um lida de uma forma diferente. Me sinto agora com instrumentos para ajudar as pessoas que nos procuram com suas dificuldades”, explica.

Juliana Mastelini
PASCOM Arquidiocesana

Fotos clique aqui>>

Fotos Luiz Vianna
PASCOM Arquidiocesana

 

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

One thought on “Participantes comentam curso sobre o sentido da vida e da morte

  1. Parabéns Paulo, equipe e ministrante, curso excelente.
    Já estou colocando em prática, o aprendido. Valeu!!!
    Aguardo a segunda etapa.

Deixe uma resposta

Topo
Translate »