Seguindo as normas da Igreja e de suas Constituições religiosas, a cada seis anos, a Congregação das Irmãs Missionárias Claretianas realiza o Capitulo Geral. É uma assembleia internacional com Irmãs representantes da missão nos cinco continentes.

O mês de janeiro do corrente ano foi marcado por esse importante acontecimento. A avaliação da vida e da missão à luz da Palavra de Deus, da Igreja, do Carisma específico, e do clamor das realidades onde as Irmãs vivem, deu condições de re lançar a Congregação com vibrante esperança e compromissos, rumo a horizontes mais amplos.

Constatamos que na África e na Ásia é florescente o ingresso de muitas novas vocações à Congregação. Outras dimensões também apontaram para o compromisso de revigorar o Carisma, o que resultou num Plano Global de Ação, animando à unidade na diversidade, e fortalecendo respostas missionárias audaciosas, rumo às periferias existenciais da humanidade.

Em Londrina, nesta Arquidiocese mãe da fundação, permanece o intenso movimento de espiritualidade, tanto no santuário eucarístico mariano, como na divulgação do testemunho de santidade da Fundadora, a Serva de Deus  Madre Leonia Milito em causa de Beatificação.

Uma das tarefas do Capitulo Geral foi o de eleger o novo governo geral da Congregação, ficando assim constituído:

Superiora Geral: Ir. Dulcinéa Ribeiro de Almeida;
Conselheiras: Irmãs Maria de Fatima Naves, Zenaide Teodoro, Neiva Maria Fiorentin, Maria do Carmo Duarte, Mariza Rosseto e Odeth Bueno.

Somos gratas às inúmeras pessoas que nos acompanharam em orações pelo êxito deste acontecimento e recomendamos a intercessão, para que a Congregação nos cinco continentes – de Londrina para o mundo, viva na missão, a santidade do Carisma fundacional.

Ir. Neiva Maria Fiorentin – MC

Foto Marta Verneck