Home > Útimas Notícias > Jornada Mundial do Doente, por Dom Manoel

Jornada Mundial do Doente, por Dom Manoel

n. s. lourdes

No próximo dia 11 de fevereiro, sábado, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, comemora-se a “Jornada Mundial do Doente”.

Lourdes, como se sabe, é uma pequena cidade da França. Neste lugar, quando ainda era uma simples aldeia, em 1858, Nossa Senhora apareceu a uma menina, chamada Bernadete.

Daquela data, até os dias de hoje, Lourdes tornou-se centro de peregrinação para fiéis do mundo inteiro, que confiados na intercessão de Nossa Senhora, buscam cura para seus males.

São sem conta os testemunhos de curas miraculosas. A Igreja, no entanto, é muito cautelosa. Por isso, dentre muitos testemunhos, reconhece como autênticos apenas 69 milagres. O 69º  canonicamente reconhecido foi a cura da italiana Daniela Castelli, da cidade de Bereguardo, diocese de Pavia.

Até os 34 anos, Daniela levou uma vida normal, quando começaram a aparecer tumores em diversos órgãos do corpo. Teve de passar por várias intervenções cirúrgicas, sem nenhum efeito. Estava desenganada. No dia 04 de maio de 1989, aos 43 anos, foi à Lourdes e banhou-se na piscina do santuário. Naquele momento, conta ela, sentiu um bem estar extraordinário. A partir daí, começou a ter uma vida totalmente normal. Apresentou-se então ao Escritório de Constatações Médicas de Lourdes e narrou o que lhe tinha acontecido. Os médicos deste organismo examinaram os documentos e, em 2010, constaram que a cura era inexplicável pela ciência. Esta foi a sentença: “A Senhora Castelli está curada de maneira completa e durável, desde sua peregrinação a Lourdes em 1989, da síndrome que ela sofria, e isto sem relação com as intervenções e tratamentos médicos”.

Para ser aceito como milagre autêntico, a Igreja exige que o caso passe por outro organismo chamado Comité Médico Internacional de Lourdes, composto por médicos que, às vezes, moram em outros países. Este Comité é uma espécie de segunda instância médica que revisa e critica a decisão dos médicos do Escritório de Constatações Médicas de Lourdes. Pois bem, o Comité Médico Internacional de Lourdes, em 19 de novembro de 2011, reunido em Paris, confirmou e certificou o milagre com esta sentença: “O modo de cura continua sendo inexplicável no atual estágio dos conhecimentos científicos”.

Depois desta segunda sentença, a autoridade eclesiástica, no caso, o Bispo de Pavia, diocese onde mora Daniela Castelli, entregou o caso para uma comissão teológico-médica que confirmou o caráter miraculoso da cura. Só então, num decreto com data de 20 de junho de 2013, Dom Giovanni Giudici declarou ter sido uma cura “prodigiosa e milagrosa”.

Lourdes, portanto, é esse lugar, onde os fiéis vão buscar e encontram cura para suas doenças. Se não para todas as doenças físicas, com certeza, para todas as doenças espirituais. As pessoas doentes que vão à Lourdes e continuam fisicamente doentes, testemunham que passam a ser diferentes depois da viagem ao Santuário da Virgem em Massabielle. Dizem que, sem deixar de procurar com empenho a própria saúde, encontraram sentido para o sofrimento e coragem para completar, nelas mesmas, o que falta aos sofrimentos de Cristo (Col 1,24).

Foi este, sem dúvida, o motivo que levou o Papa São João Paulo II escolher a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes para instituir a “Jornada Mundial do Doente”. Na carta de instituição, dirigida ao Cardeal Fiorenzo Angelini, Presidente do Pontifício Conselho de Pastoral com os Agentes da Saúde, assim se expressou o Papa: “Lourdes, santuário mariano entre os mais caros ao povo cristão, é lugar e, ao mesmo tempo, símbolo de esperança e de graça, sinal de aceitação e de oferta do sofrimento salvífico. Peço-lhe, portanto, para levar ao conhecimento dos responsáveis pela pastoral da saúde, no âmbito das Conferências episcopais, bem como dos organismos nacionais e internacionais comprometidos com o vastíssimo campo da saúde, a instituição desta Jornada Mundial do Doente”, para que em harmonia com as exigências e circunstâncias locais, a sua celebração seja acuradamente promovida com a participação de todo o Povo de Deus: sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos”.

Neste ano, o tema da “Jornada Mundial do Doente” é: Admiração pelo que Deus faz: “O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,49). Na Mensagem enviada pelo Papa Francisco lê-se: “Tal Jornada dá ocasião para se prestar especial atenção à condição dos doentes e, mais em geral, a todos os atribulados; (…). Além disso, esta recorrência renova, na Igreja, o vigor espiritual para desempenhar sempre da melhor forma a parte fundamental de sua missão que engloba o serviço aos últimos, aos enfermos, aos atribulados, aos excluídos e aos marginalizados”.

D ManoelDom Manoel João Francisco
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina