“Manifestamos nossa solidariedade agradecendo a vida e o serviço à Igreja deste nosso irmão”, afirma a Conferência

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Londrina (PR), dom Albano Bortoletto Cavallin. No texto, assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, é lembrada a atuação de dom Albano no Paraná e sua dedicação à catequese.

Leia o texto na íntegra:

Nota de pesar pelo falecimento de dom Albano Bortoletto Cavallin

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Albano Bortoletto Cavallin, arcebispo emérito de Londrina (PR), aos 86 anos, ocorrido na quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2017, após um procedimento cirúrgico.

Dom Albano desempenhou sua missão no estado do Paraná, onde foi vigário cooperador da catedral de Curitiba (PR), pároco, diretor espiritual do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, coordenador de Pastoral e subsecretário do regional Sul 2 da CNBB. Também foi professor no Studium Theologicum da capital paranaense. Serviu como bispo à arquidiocese de Curitiba, onde foi auxiliar, à diocese de Guarapuava (PR) e, de 1992 até 2006, foi arcebispo de Londrina.

Seu lema episcopal “Interpretabatur in Scripturis (Interpretado na Escritura)” traduz sua dedicação à catequese. Dom Albano Cavallin foi membro da Comissão de Pastoral da CNBB na Dimensão Bíblico-Catequética, cujo trabalho despontou em importantes colaborações para a Pastoral Catequética no Brasil.

Manifestamos nossa solidariedade, unindo-nos fraternalmente aos familiares de dom Albano Cavallin, ao administrador apostólico, dom Manoel João Francisco, e a todo o povo da Arquidiocese de Londrina, agradecendo a vida e o serviço à Igreja deste nosso irmão.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF