Você está aqui
Home > 14º Intereclesial > CEBs e os desafios da comunicação é tema de seminário em Londrina

CEBs e os desafios da comunicação é tema de seminário em Londrina

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus”. João 1, 1

Acontece em Londrina, 23 e 24, na Casa de Retiros Emaús, o 1º Seminário Nacional de Comunicação das CEBs do Brasil, em preparação ao 14º Intereclesial que acontecerá em 2018, na cidade de Londrina/PR. O tema do Seminário: os desafios da comunicação das Comunidades Eclesiais de Base.

Com aproximadamente 70 pessoas participando, vindas de dezessete regionais da CNBB; o bispo referencial das CEBs do Brasil, Dom Giovane Pereira de Melo; Dom Manoel João Francisco, bispo da Diocese de Cornélio Procópio, Administrador Arquidiocesano de Londrina e referencial das CEBs no Paraná; assessores nacionais das CEBs  Pe Vileci Vidal, Celso Pinto Carias e as equipes de trabalho que estão se preparando para acolher os participantes do Intereclesial.

O Seminário começou com um clima de encontro fraterno de irmãos da caminhada, oração do Ofício Divino e apresentação de todos os presentes. Na parte da manhã os trabalhos deram se sob a assessoria do Pe. Edson Thomassin, religioso da Fraternidade da Boa Nova, membro da diocese de Novo Hamburgo/RS que refletiu o tema. Em sua fala Thomassin colocou os seguintes questionamentos: o que entendemos por comunicação? Que meios/tecnologias são as mais utilizadas? O que geralmente mais comunicamos? Quem são os principais agentes de comunicação? Usando as metáforas do relógio e da ilha Thomassin fez nos refletir sobre as nossas intencionalidades e abordagens ao fazer comunicação.

No período da tarde a abordagem se deu a partir dos desafios da comunicação através da arte, com assessoria de Anderson Augusto, artista plástico; Antônio Baiano, compositor, cantor e animador das CEBs; Pe. Luís Miguel Modino, Missionário na Diocese de São Gabriel da Cachoeira. Os assessores disseram que a arte deve tocar o coração, que ela também comunica, unifica, provoca e cria. A arte é antes de tudo cultura.

Equipe de Comunicação 14º Intereclesial das CEBs

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »