dom orlando e dom albano

É bem humano dividir a vida em períodos, daí as célebres comemorações jubilares dos 25 ou 50 anos. Outra data muito propicia é a comemoração dos 10 Anos. É momento muito favorável para fazer pequenos balanços na caminhada, daí os famosos comentários sobre décadas perdidas ou décadas salvas.

Hoje, convido toda a Arquidiocese a fazer um balanço dos 10 anos de vida e trabalho pastoral de Dom Orlando entre nós. Porém na Igreja, um balanço deve ser feito sempre à luz da Fé e respeitando a presença da Divina Providência que tudo dirige em nossas vidas e na vida das instituições. Pena que muita gente analisa a caminhada da Igreja apenas com critérios sociológicos e políticos. Na Igreja é preciso sempre respeitar a mão de Deus em tudo.

No nosso balanço de 10 Anos, comecemos reconhecendo que o bom Deus foi buscar para Londrina um bispo muito preparado intelectual, pastoral e espiritualmente. Ele já era um professor respeitado, um pregador de retiros de fama nacional e um pastor experimentado nos mais variados tipos de pastoral. Aqui chegando trouxe um sangue novo, sobretudo na animação bíblica e no grande projeto das Santas Missões Populares.

Na animação bíblica, dom Orlando fez a pastoral da Arquidiocese crescer duas ou três vezes mais, com a instalação de Grupos de Reflexão Bíblica e uma cuidadosa formação de seus coordenadores. Sua divisa foi: NÃO É MENOR A PALAVRA DE DEUS DO QUE O CORPO DE CRISTO NA EUCARISTIA!

Com as Santas Missões Populares, Dom Orlando vem despertando o laicato católico com o slogan de que: TODO BATIZADO DEVE SER UM APÓSTOLO E DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS.

Assim, o balanço dos 10 anos foi muito positivo e a recompensa merecida chegou com o convite para ser o novo arcebispo de Aparecida. Esta nomeação foi uma “honra ao mérito” da Igreja para com ele.

Obrigado Dom Orlando pela década que viveu entre nós e que foi uma década positiva e de graças especiais para a Igreja de Londrina.

Dom Albano Cavallin
Bispo emérito da Arquidiocese de Londrina