dom orlando

A expectativa é de reunir mais de três mil fiéis para a celebração que encerra o seu arcebispado na Arquidiocese.

Dom Orlando Brandes celebra a última missa como administrador diocesano na Arquidiocese de Londrina no próximo domingo (15) às 16h. Ele vai assumir a Arquidiocese de Aparecida (SP), onde está instalado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A expectativa é reunir, na Catedral Metropolitana, mais de três mil fiéis das 84 paróquias para a despedida de Dom Orlando. A celebração contará com a presença de padres, diáconos, bispos daqui e de outras dioceses. Autoridades municipais dos 16 munícipios que compõem a Arquidiocese e líderes religiosos de outras denominações também foram convidados para a missa solene.

Dom Orlando Brandes tem 70 anos e desde 2006 foi arcebispo de Londrina, quando substituiu Dom Albano Cavalin, que é arcebispo emérito e continua morando na cidade. Dom Orlando foi escolhido pelo Papa Francisco para substituir o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, que renunciou ao cargo devido à idade no dia 16 de novembro de 2016.

Posse

Aproximadamente 400 pessoas, de oito caravanas já confirmaram presença para a posse, marcada para o dia 21 de janeiro em Aparecida. Com a saída de Dom Orlando, a Arquidiocese passa a ser comandada por um administrador apostólico até que um novo bispo seja nomeado. A expectativa é que o novo arcebispo seja anunciado ainda neste ano.

Obras

Dom Orlando deixa como legado a criação de 12 novas paróquias na Arquidiocese, ordenou 27 padres, 31 diáconos permanentes e criou quatro instituições: Casa Sacerdotal São João Maria Vianney, Centro de Espiritualidade Paulo VI, Instituto de Direito Canônico e o Seminário Arquidiocesano de Filosofia Dom Albano Cavallin que se localiza em Maringá/PR.

Além disso, deixa em andamento, o grandioso projeto das Santas Missões Populares, que incentiva uma Igreja em saída a serviço da missão. Continuou o projeto “Dia da Palavra” de Dom Albano e instituiu os Grupos Bíblicos de Reflexão, colocando a Bíblia nas mãos do povo, reunindo os cristãos em pequenos grupos de fé e fraternidade. Também trouxe para Londrina o 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2018 e contará com aproximadamente cinco mil pessoas vindas de todo Brasil.

História

Dom Orlando foi ordenado padre em 1974 em Francisco Beltrão. Vinte anos depois, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Joinville. Em maio de 2006, foi nomeado como 4º Arcebispo de Londrina pelo papa Bento XVI, tomando posse em 23 de julho do mesmo ano, sucedendo Dom Albano Cavallin.

PASCOM Arquidiocesana

One Reply to “Dom Orlando se despede de Londrina com missa solene na Catedral”

Zilma pereira Xavier de Barros
    Responder

Que Deus proteja e abençoa em mais essa missão, sendo pastor do Santuário Nacional de Aparecida. Um forte abraço!