Você está aqui
Home > Útimas Notícias > Cáritas e Pastoral do Migrante comemoram Dia Internacional do Imigrante

Cáritas e Pastoral do Migrante comemoram Dia Internacional do Imigrante

caritas-e-pastoral-do-migrante-comemoram-dia-internacional-do-imigrante-2

“Hoje, as migrações deixaram de ser um fenômeno limitado aalgumas áreas do planeta, para tocar todos os continentes, assumindo cada vez mais as dimensões de um problema mundial dramático. Não se trata apenas de pessoas à procura de um trabalho digno ou de melhores condições de vida, mas também de homens e mulheres, idosos e crianças, que são forçados a abandonar as suas casas com a esperança de se salvar e encontrar paz e segurança noutro lugar” (Papa Francisco – Mensagem Dia do Migrante e Refugiado 2017).

Na região de Londrina este fenômeno é real e às vezes pouco visível. Eles e elas provenientes de diversos países se encontram entre nós. São haitianos, bengaleses, senegaleses, angolanos, ganeses, sírios, colombianos, bolivianos, cubanos… Homens e mulheres, crianças e jovens de diferentes raças, culturas, credos, com sonhos e esperanças de encontrar e construir seu espaço familiar e comunitário na Casa Comum com direito à cidadania universal.

Reconhecendo e apreciando esta diversidade que nos desafia e nos impulsiona como cristãos e acreditando que o amor a Deus e ao próximo são inseparáveis, a Igreja de Londrina através da Cáritas, Pastoral do Migrante e bons colaboradores (as) promoveram no Domingo – dia 18 um Encontro de Convivência e Confraternização por ocasião do Dia Internacional do Imigrante, no Salão da Catedral de Londrina.

Na abertura contamos com a presença de Mons. Bernardo Carmel Gafá que saudou e deu boas vindas aos imigrantes aproximando-se deles nas mesas. Contamos com a presença de aproximadamente de 100 imigrantes de várias nacionalidades que residem em Cambé, Rolândia e Londrina. A programação foi animada com apresentações dos grupos culturais de Londrina: Caravana Lua do Oriente, Entrelaçados CIA de Danças e Grupo Sansey. Os próprios imigrantes animaram o evento com cantos de seus países na língua nativa. Houve sorteio de alguns brindes, almoço, sorvete e entrega de um kit de higiene pessoal. Antes da refeição fizemos um momento de ação de graças valorizando as diferentes expressões de fé e cultura com orações e cantos. O dia foi bem festivo e descontraído, um momento necessário para fortalecer os ânimos e estreitar os laços de quem acordar cada dia pensando em dois lugares: aqui e lá.

Nossa fé proclama que “Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem”. Continuaremos nossa caminhada de olhos fixos no rosto humano de Deus e no rosto divino do homem. Sinceros agradecimentos a todos e todas que participaram e apoiaram este evento.

                                               Equipe Caritas e Pastoral do Migrante

Fotos, clique aqui! >>

Caio Matheus Caldeira da Silva
Seminarista da Arquidiocese de Londrina. Coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina. Especialista em Comunicação pela PUC-SP. Especialista em Filosofia pela UEL. Graduado em Filosofia pela PUC-PR. Graduando em Teologia pela PUC-PR.

Artigos similares

2 thoughts on “Cáritas e Pastoral do Migrante comemoram Dia Internacional do Imigrante

Deixe uma resposta

Topo
Translate »