ordenacao-diaconal-val-4

Na noite do ultimo sábado, 26, em belíssima celebração presidida por Dom Orlando Brandes, assistida pelo Pe. Luciano da Paixão e como cerimoniário Pe. Joel Ribeiro Medeiros, aconteceu naParóquia Santo Antônio no Conjunto Cafezal IV, a Ordenação Diaconal Permanente do candidato Valdeli Reginaldo da Silva, “Val” como é conhecido pela comunidade e amigos. A partir desse dia Val se tornou servo de Jesus na Arquidiocese de Londrina.

O sacramento para a Igreja:
Dom Orlando em sua homilia, falou sobre o papel social dos diáconos e destacou a importância da sua missão na Igreja. “O Diácono na Igreja, partindo do exemplo da grande Diaconisa a Virgem Maria e São José, é aquele que serve. Então nós vamos com alegria ter mais gente para servir a Igreja, para colocar os seus dons a serviço de todos, especialmente dos mais necessitados, já que os diáconos foram instituídos para a distribuição do alimento, isto é, para as questões sociais da Igreja”. Dom Orlando lembrou que é preciso ter consciência de ter sido chamado por Deus para esse serviço da Igreja, Esse é um dado fundamental de uma vocação e a escolha de Deus se dá porque somos amados por Ele e amados com misericórdia, porque Deus vê o nosso coração. Ele nos conhece por dentro. Não é igual a nós que muitas vezes vemos somente o exterior. Se somos amados por Deus, devemos ajudar as pessoas a se amarem como irmãos, disse dom Orlando.

Lembrando o Evangelho proclamado naquela liturgia, dom Orlando exortou a todos a estarem preparados para a vinda de Cristo e pediu ao novo diácono que ajude o nosso povo a não viver distraído nas coisas de Deus mas, permanecer vigilante e atento para a vontade de Deus. “Portando, você diácono Valdeli, tem a missão de ajudar as pessoas a estarem preparadas para a salvação. Toda a vocação é uma missão e toda missão é para a salvação”.

Mas o que é a ordenação?
O sacramento da ordem tem três graus: No primeiro grau está o diaconato, que é caracterizado pelo serviço. O diácono é aquele que se coloca a serviço do altar, dos órfãos e dos mais pobres. O segundo grau é caracterizado pelo presbiterato, que é aquele que colabora com o bispo. No segundo grau da ordem, o sacerdote alcança a dimensão da Eucaristia, a dimensão da palavra. Já o episcopado, é a plenitude do sacramento da ordem. É a representação dos apóstolos. São eles os responsáveis pela Igreja de levar a mensagem de Jesus.

ordenacao-diaconal-val-285

O papel da esposa:
Diferente dos seminaristas que recebem uma ordenação diaconal provisória, se preparando para receber a ordenação sacerdotal após algum tempo, no diaconato permanente são homens, casados, que escolhem servir a Deus, e com o consentimento da esposa doam o seu serviço à Igreja, tornando-se servos em Cristo.

A participação das esposas é essencial na decisão e na vida missionária do marido. O papel da esposa é importantíssimo, tanto assim que não é ordenado aquele candidato que a esposa não concordar com a ordenação. Porque ela vai ter que trabalhar em comum. Não apenas compreender o trabalho do esposo, mas acompanhá-lo, ajudá-lo, incentivá-lo, substituí-lo quando ele tiver que ficar ausente de casa e por isso de certa forma, ela acaba participando muito de perto da vida do diácono. Embora não ordenada, a esposa tem um papel fundamental de apoio, de ajuda e de incentivo.

O compromisso:
Após a proclamação do Evangelho o candidato ao diaconato foi apresentado ao Arcebispo e fez o juramento de obediência ao bispo, seus sucessores e à Igreja.

Ao final da celebração, o novo diácono fez seus agradecimentos em tom de muita emoção. O neo-diácono Valdeli disse que esperou muito por esse dia e agora quer desempenhar ainda mais o seu papel na Igreja. “Agradeço a todos os irmãos e irmãs que estão aqui hoje e aos que intercederam por mim durante toda a minha caminhada. Tive uma expectativa muito grande para essa ordenação, porque é um dia muito sonhado por nós. Eu vivo a Igreja participando das comunidades, celebrações da palavra, ajudando muito na questão social da Igreja porque o diácono é um homem voltado para o social, para ajudar os pobres, é o Cristo Servo”.

Depois de ordenados os diáconos estão preparados para fazer as exéquias, Celebração da Palavra junto às comunidades, assistir ao Sacramento do Matrimônio, tem a função de ministrar o Batismo, levar o Cristo Eucarístico, além de continuar as obras de misericórdia, ajudando os pobres, os doentes e os excluídos.

Compete agora rezarmos a Deus Pai todo poderoso que derrame com bondade a sua benção sobre este teu servo, chamado a Ordem do Diaconato.

Diácono Hélder José da Freiria
PASCOM Arquidiocesana