A Diocese de Apucarana acolheu no dia 06/11, o Seminário das CEBs da Província de Londrina. Aproximadamente 200 participantes vindos das dioceses de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana e da Arquidiocese de Londrina refletiram sobre as CEBs e os Desafios no Mundo Urbano e planejaram ações concretas para a construção do 14º Intereclesial que acontecerá em janeiro de 2018.

Pe. Geraldinho Proença, assessor das CEBs Regional Sul II, promoveu uma reflexão sobre as CEBs à luz dos Documentos da Igreja, desde o Vaticano II até Aparecida, destacando essa vivencia da fé no contexto urbano em que a maioria das comunidades estão inseridas, que ainda carrega muito do jeito rural de vivenciar a fé e a missão. Grandes cidades são ao mesmo tempo cenário de oportunidades e de exclusão. Reafirmou a presença de Deus no mundo urbano com o Salmo 47 “Deus habita a cidade!” e o lema do 14º Intereclesial: “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo!” Ex 7.3. De acordo com Pe Geraldino o grande desafio é perceber as manifestações de Deus na cidade, contemplá-la como morada de Deus, num contexto em que os cristãos não são mais os produtores de sentido, que muitos são os modos de vivenciar a fé, onde a ideologia é superada pelo capital e o individual se sobrepõe ao coletivo.

Após a reflexão, os participantes foram para pequenos grupos nos quais puderam contar um pouco de sua vivência na comunidade e dizer das esperanças e motivações que os mantem atuantes na Igreja. Foi um rico momento de testemunhos de fidelidade, amor ao serviço, humildade, dialogo e acolhida fraterna, elementos fundamentais capazes de vencer a tristeza e aridez de alguns espaços geográficos e existenciais.

No período da tarde, as dioceses se reuniram para organizar a participação no Catorzinho que acontecerá em julho de 2017 e a Peregrinação do Ícone que visitará todo o Regional Sul II em preparação para o 14º Intereclesial, indicando ações concretas para melhor vivenciar esse momento de graças

As Cebs da Província de Londrina puderam, ainda, entrar pela Porta Santa da Misericórdia no Santuário São José e celebrar a Eucaristia na Festa de Todos os Santos. Reconciliados e abençoados retornaram para suas comunidades na certeza de que a alegria e a convivência fraterna compreendem um modo de ser igreja em saída, profética e compromissada com a vida.

Leoni Alves Garcia
Pascom / Comunicação do Intereclesial