padre-jose-fernando
Pe. José Fernando Bonini

No jubileu de ouro do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, que há 50 anos está presente no Brasil, a comunidade acolhe uma nova direção regional no país. Pe. José Fernando Bonini foi nomeado superior do Instituto e, junto com ele, compõem a direção, a partir de agora, o Pe. Alexandre Awi Mello, como primeiro conselheiro, e Pe. Afonso Wosny Filho, como segundo conselheiro. Os três tomam posse na próxima terça-feira, dia 1º de novembro.

Com essa nomeação, eles respondem pela comunidade no país, Regional Sião de Cristo, que tem a missão de atender ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, sendo sua parte central e motriz, e estar a serviço da Igreja, enquanto comunidade sacerdotal.

No Brasil, a maioria dos sacerdotes atua primeiramente com a Obra de Schoenstatt. Além disso, exercem outras tarefas ligadas à condução pastoral paroquial, ao trabalho em colégios e à área social, mantendo um centro educacional, uma creche e um centro de juventude; alguns atuam também como professores de Teologia.

Sobre a função da direção regional, o novo superior explica sua tarefa: “A condução envolve pessoas, por isso uma das funções principais é lançar um olhar aos Padres, que são aqueles que levarão a missão adiante; ter um olhar para eles e, na medida do possível, captar suas necessidades, mas também seus anseios mais próprios e ajudá-los a colocar isso a serviço da nossa missão que é atender a Obra de Schoenstatt em toda sua dimensão e plenitude”.

O Papa Francisco disse aos superiores dos Padres de Schoenstatt, logo após seu Capítulo Geral: “O carisma não se conserva tendo-o guardado; tem que abri-lo e deixar que saia, para que entre em contato com a realidade, com as pessoas, com suas inquietações e seus problemas. E assim, neste encontro fecundo com a realidade, o carisma cresce, se renova e também a realidade se transforma, se transfigura pela força espiritual que esse carisma leva consigo” (3 de setembro de 2015). É justamente esse um dos grandes desafios colocados à comunidade, que num país tão grande e repleto de particularidades regionais, almeja formar uma cultura de aliança.

Como superior dos Padres de Schoenstatt, Pe. José Fernando também se torna coordenador da Presidência Nacional da Obra de Schoenstatt, que reúne as representações de todas as comunidades, ramos e apostolados da Obra. “A Presidência Nacional não tem, em primeiro lugar, uma função normativa, ela é muito mais um espaço de diálogo entre nós, de tal forma que a gente caminhe junto”.

Pe. José Fernando atuou em várias atividades apostólicas, especialmente com a juventude e com as famílias. Mais recentemente ele respondia pela formação interna da comunidade, acompanhando especialmente sacerdotes africanos na última etapa de sua formação, em Schoenstatt/Alemanha. “Nesse tempo como superior, eu gostaria de atuar com a perspectiva da formação e levar isso aos meus irmãos. Que a gente possa crescer, ajudar um ao outro em nossa missão, naquilo que o Fundador espera de nós, ser a comunidade que ele desejou”.

padres-schoenstatt

Para mais informações acesse:
schoenstatt.org.br ou schoenstatt-fathers.org