Você está aqui
Home > Útimas Notícias > Assembleia  Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II    

Assembleia  Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II    

assembleia-afro-1

A invisibilidade do Negro

Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu na cidade de Curitiba a Assembleia do Pastoral Afro Brasileira    do Regional Sul II que teve como tema A INVISIBILIDADE DO NEGRO. A assembleia objetivou   refletir sobre memória e invisibilidade do negro na sociedade brasileira e suas consequências.  Aproximadamente 60 pessoas das diversas regiões do estado se fizeram presentes e refletiram sobre a função social da Pastoral Afro e a importância da união e conhecimento da história para o fortalecimento do cuidado, seja na   família, escola, igreja ou na sociedade. Espaços onde deveria prevalecer o amor e a inclusão, mas que muitas vezes reproduzem discursos e comportamentos de exclusão e preconceito.

Uma análise de conjuntura foi apresentada e que alertou   para a necessidade de se ampliar   o olhar e a ação para as questões estruturais que permeiam as relações sociais e chamou   a atenção para a necessidade de quebrar paradigmas cristalizados. “Afrobetizar” conhecer as raízes e que o faz com que a população negra seja a mais vulnerável, sendo vítima da pobreza, da injustiça, da mortalidade juvenil e do descaso das autoridades.
Pe. Cristiano, um dos assessores da assembleia, afirmou também que ” a invisibilidade da questão racial do negro londrinense é incontestável, e infelizmente é interpretada como um fato que não se nota, não se discute e assim permanece. É como se não existisse. A negação da memória limita a oportunidade dos negros moradores da cidade, de conhecer a própria origem, história cultural e, por isso, alguns manifestam dificuldades em compreender e reconhecer a sua Identidade”. Realidade essa vivenciada pela quase totalidade dos municípios representados na Assembleia.

“Momentos como esse fortalecem nossa caminhada e nos anima. Esperamos que o clamor do povo negro sufocado por tanta hipocrisia se faça ouvir na Igreja do Paraná e com as bênçãos da Negra Mãe Aparecida encerrou se a Assembleia, mas não os trabalhos, pois muito ainda precisa ser feito”. completou  Valdiza Lime coordenadora da Pastoral Afro da Arquidiocese de Londrina.

Leoni Garcia
PASCOM Arquidiocesana

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”118″ gal_title=”Assembleia Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II”]

 

 

 

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

One thought on “Assembleia  Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II    

  1. Essa Assembleia foi maravilhosa as dúvida que nos tinha foi muito bem esclareci do muito obrigado os pedres q tava la

Deixe uma resposta

Topo
Translate »