Home > Útimas Notícias > JM de Londrina (PR) realiza 3ª Campanha de Doação de Sangue

JM de Londrina (PR) realiza 3ª Campanha de Doação de Sangue

jm doacao sangue 2016 (1)Em um evento que está se tornando tradição, os grupos de Juventude Missionária (JM) da arquidiocese de Londrina (PR) promoveram a 3ª Campanha de Doação de Sangue.

Com o clima mais agradável do que nos outros anos, a ação realizada no dia 27 de agosto reuniu cerca de 25 pessoas, entre jovens e adultos, que participam dos grupos de JM e são amigos das missões. A coleta se realizou no hemocentro do Hospital Universitário da cidade.

Para a jovem Suzi, 21 anos, a experiência foi emocionante. “Foi a primeira vez que doei e é muito gratificante saber que ajudei alguém de uma maneira tão simples e muito significante”.

O jovem Gabriel, 21 anos, desde os seus 18 anos pratica o gesto. “Porém desta vez não foi tão comum assim, pois eu nunca tinha ido doar com um grupo de pessoas, desde a 1ª Campanha eu sempre quis ir com a galera da JM, mas por conta do trabalho nunca consegui. Se eu pudesse doar todos os dias eu doaria”, relata o jovem que participa da Juventude Missionária há 3 anos.

Já a secretária arquidiocesana da JM, Marissol Martins, 23 anos, não pode doar sangue naquele dia. “Na primeira triagem há alguns procedimentos antes da entrevista com outro médico que seria a aferição de pressão, teste de hemoglobina, verificar peso e altura. A minha hemoglobina estava baixa, ou seja, o índice de ferro ou a anemia estava abaixo do permitido. Os cuidados são diários, já que faltam alguns alimentos em minhas refeições, como o feijão, por exemplo, e neste mês não me atentei aos cuidados alimentares”, explica a jovem. “A JM de Londrina agradece o apoio recebido de todos os grupos de jovens na 3ª Campanha de Doação de Sangue, por terem incentivado e os amigos e familiares para um gesto de amor e solidariedade”, diz Marissol Martins.

Para ser um doador de sangue é preciso observar as seguintes recomendações:jm doacao sangue 2016 (3)
Estar em boas condições de saúde;
Possuir idade entre 16 e 69 anos. Para menores de idade (16 ou 17 anos), a doação só pode ser feita com a presença e o consentimento por escrito de um responsável legal. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos;
Pesar 50kg ou mais (nas coletas externas, 53kg ou mais);
Ter dormido bem por pelo menos 6 horas na noite anterior a doação;
Não estar grávida ou amamentando;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
Uso de medicamentos, outras doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens são avaliados individualmente.

Interessados podem fazer um cadastro rápido e fácil no site Salvo Vidas. (www.salvovidas.com)
Mais informações no vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=hy9tRL67AIs

Coordenação JM de Londrina