#Compartilhe

visita migrante (3)

Domingo, 28 de Agosto fomos ao encontro dos haitianos em Rolândia. Com alegria e olhares de surpresa fomos acolhidas (os) na área de uma casa. Samuel Fleurissaint e seus companheiros de moradia haviam convidados seus amigos e amigas do Haiti. Pouco a pouco o local ficou cheio com 36 pessoas numa roda de conversa.

Acolhida sagrada! Agradeceram, rezaram e cantaram em seu idioma (crioulo): “Então minha alma canta a Ti Senhor, quão grande és Tu, quão grande és Tu.”

Brincamos e nos movimentamos, porque as crianças estavam presentes. Vários assuntos entraram na conversa: informações sobre documentação, aulas de português, os familiares que permanecem no Haiti, o tempo de adaptação em nosso país, o bom relacionamento que cultivam com os brasileiros, as coisas boas que encontram no Brasil e um clamor necessário e urgente: emprego, trabalho, sobrevivência digna! Podemos dizer que a comunidade de Rolândia vem abraçando e acolhendo boa parte dessa população migrante com algumas iniciativas valiosas: um programa de aulas gratuitas de português aos sábados à tarde no salão paroquial sob a orientação de professores voluntários, crianças incluídas nas escolas e creches locais, ajuda solidária por parte das Paróquias, atenção e carinho por parte dos vizinhos e amigos de trabalho.

Tudo isso é missão de todos nós; somos humanos, somos solidários!
Equipe visitante: Edneli Costa, Irineu Moreno de Paula, Rosa Eugênia Diniz, Maria Nilza da Silva, Neuza Napo e as irmãs Escalabrinianas Maria de Fátima Pereira e Inês Facioli.

Pastoral do Migrante e Cáritas Londrina

 

[Best_Wordpress_Gallery id=”111″ gal_title=”Missão Haitianos – 28-08″]

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.