Você está aqui
Home > 14º Intereclesial > CEBs do Regional Sul II se reúne em ampliada para preparar o 14º Intereclesial

CEBs do Regional Sul II se reúne em ampliada para preparar o 14º Intereclesial

Sob a proteção do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, celebrado nesse final de semana, as CEBs do Paraná se reuniram entre os dias 06 e 07 de agosto de 2016 na Diocese de Palmas- Francisco Beltrão para avaliarem a caminhada das CEBs do Paraná, estabelecer o calendário para 2017 e definir encaminhamentos para o Regional Sul II na construção do 14º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em janeiro de 2018 na Arquidiocese de Londrina.   Fizeram se presentes coordenadores, animadores e assessores das quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná.  E com a reflexão sobre Bom Jesus da Coluna, que humilhado e açoitado injustamente, fez lembrar a todos o compromisso na luta por justiça e defesa da vida.

A reunião ampliada pautou-se pelos seguintes pontos: Avaliação dos 7º Intereclesial do Paraná, que aconteceu em Umuarama; a participação do leigo na política; a importância das Romarias da Terra; Grito dos Excluídos e outros espaços legítimos de defesa da vida.

O Pe. Diego Pelizzari, missionário Xaveriano da Diocese de Guarapuava, representante do CIMI, que tem desenvolvido um trabalho com os irmãos indígenas, apresentou uma leitura da realidade desses povos no   Paraná e como a Igreja tem se juntado a eles, ouvido seus clamores pela defesa da vida, defesa de suas terras e se posicionado no enfrentamento à violação de seus direitos. Tudo isso fez eco no coração das CEBs do Regional Sul II, que definiu promover uma maior reflexão sobre esses povo s e juntar-se na ação em sua defesa, bem como estreitar a relação com o CIMI.

cebs regional sul 2 (1)

Participantes da Romaria dos Mártires, acontecida em julho de 2016 em Ribeirão Cascalheiras MT, fizeram relato sobre este momento místico da caminhada do povo de Deus e reafirmaram com as CEBs do Paraná os compromissos assumidos pela defesa dos povos originários, indígenas e a valorização das maiorias sem voz ou vez. Também trouxeram palavras de ânimo e bênçãos do profeta das CEBs Pedro Casaldaliga, visitado durante missão na Prelazia de São Felix.

Na construção do 14 Intereclesial das CEBs o Regional Sul II definiu que todas as Dioceses do Paraná serão visitadas por um Ícone (composto por uma Cruz entalhada com os símbolos do Paraná, uma Imagem de Nossa Senhora do Rocio, a Bíblia e um documento sobre as diversas realidades e vivencias das comunidades Paranaenses). Em clima de Romaria cada Diocese receberá esse Símbolo e celebrará com suas comunidades, promovendo reflexão sobre o Tema e Lema e assumindo compromissos para a Igreja local, na superação dos desafios urbanos.

O Secretariado dos 14 Intereclesial apresentou a organização do “quatorzinho” que acontecerá em julho de 2017, datas de seminários de preparação para 14 Intereclesial, e como as comunidades da Arquidiocese de Londrina estão vivenciando esse momento de trabalho e graças. Reforçou a importância do envolvimento do Regional Sul II nessa construção e a relevância da participação dos assessores nos Seminários e na reflexão do Tema e Lema nas dioceses.

O encontro encerrou-se reafirmando a Esperança e a Luz que deve transparecer na vivência cotidiana e que o jeito de ser Igreja das CEBs vivenciado por cada um e cada uma, iluminará as sombras que pesam sobre a sociedade e a Igreja.  Na ousadia do seguimento de Jesus de Nazaré, as CEBs do Regional Sul II reafirmou o compromisso com o anuncio, a denúncia e o consolo, derrubando cercas e construindo pontes.

Leoni Alves Garcia
Comunicação do Intereclesial
Pascom Arquidiocese de Londrina

PASCOM Arquidiocesana
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo
Translate »