cartazHá mais de 30 anos, o SPM – Serviço Pastoral do Migrante convida toda a Igreja e Sociedade a celebrar  a “Semana do Migrante”. A Semana acontece todos os anos no mês de Junho, e este ano será dos dias 12 à 19. Por todo o Brasil são realizadas celebrações, rodas de conversa, Seminários, momentos de integração com os migrantes entre outras atividades.

Este ano, a Semana do Migrante tem como tema: “ Migração e Ecologia “ e o lema: “ O Grito que vem da Terra “.

O tema das Migrações vem sido constantemente debatido, dialogado, refletido e principalmente em um momento como o que vivemos atualmente onde tantos conflitos de guerra, catástrofes ambientais, conflitos políticos e religiosos, entre outros, tem causado o deslocamento de milhares de pessoas mundo afora, todos nós, igrejas, sociedade, academia, somos convocados a fazer um exercício de acolhida e solidariedade diante de tanto sofrimento humano.

O clima, a Ecologia, a exploração das riquezas naturais, e tantas outras situações ligadas a questões do Meio Ambiente, tem sido grande motivador para o deslocamento humano.

Dom José Ferreira Salles – C.Ss.R, Presidente do SPM – Serviço Pastoral do Migrante nos convida: “ Neste ano extraordinário da Misericórdia, vivamos a verdadeira compaixão pelo sofrimento de todos que conosco convivem na Casa Comum e manifestemos em atitudes concretas de solidariedade, o resgate da Vida do Planeta “.

A Pastoral do Migrante e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, em parceria realizarão algumas atividades em comemoração a Semana do Migrante em nossa Arquidiocese:

Programação:

15/06  = Audiência Pública. Local: Câmara Municipal de Londrina. Credenciamento às 19h00.

17/06 =  Seminário Migrações em Londrina e região – desafios e oportunidades. Local: Centro de Pastoral Bom Pastor – Rua Dom Bosco, 145 – Londrina.

Este Seminário será realizado em parceria com a Província Nossa Senhora Aparecida das Irmãs Missionárias Scalabrinianas – São Paulo, o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, com a Participação da Profª Sueli C. Gomes –  Professora e Pesquisadora da UEM, Elizete Sant’Anna de Oliveira – Assistente Social da Cáritas Regional Paraná e articuladora do Convênio com o Acnur no Paraná e Marcia Ponce – Coordenadora Executiva da Cáritas de Londrina.

O evento pretende contribuir com reflexões sobre os fluxos migratórios internacionais no Paraná, especificamente em Londrina e região, assim como sensibilizar os atores locais – igreja, governo e sociedade – sobre o tema.

18/06 = Visita a imigrantes em Cambé pela manhã

Atividades de integração e celebração ecumênica pela tarde

19/06 = Celebração Eucaristia e visita a imigrantes em Jaguapitã – Pr,  pela manhã

Partilha e avaliação. Encerramento a tarde.

Apoiam este evento a  UEL – Universidade Estadual de Londrina e a Defensoria Pública da União de Londrina – DPU. Parte do evento está sendo realizado com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade de 2015.

Inscrições

O evento busca envolver representantes governamentais, estudantes, pesquisadores, professores, gestores, organizações internacionais e da sociedade civil, agentes sociais e de pastorais e pessoas interessadas no tema, assim como os parceiros locais.

Os interessados poderão se inscrever no dia do evento ou, antecipadamente, a partir do link bit.do/seminariomigracoes

Em caso de dúvidas, entrem em contato com a equipe da Cáritas de Londrina através dos números:
(43) 3338-7252 / (43)9994-0720 ou pelo e-mail caritaslondrina@gmail.com.

Marcia Ponce
Coordenadora da Pastoral do Migrante