Guarapuava acolheu o Primeiro Congresso Regional do Dízimo da CNBB (5)

Arquidiocese de Londrina participa do 1º Congresso Regional do Dízimo em Guarapuava.

O encontro foi muito melhor do que eu esperava. Considero os trabalhos excelentes, enriquecedores. Uma grande experiência de conversão que tivemos com as palestras e que vamos levar para nossas Dioceses e Comunidades e disseminar nas Comunidades”
. Estas foram as palavras de Dom Celso Antônio Marchiori Bispo Diocesano de Apucarana e Referencial para a Pastoral do Dízimo do Regional Sul 2 da CNBB durante o Congresso Regional do Dízimo que aconteceu em Guarapuava.

Nos dias 12 e 13 de maio, cerca de cem pessoas de todas as Dioceses e Arquidioceses do Paraná estiveram reunidas no Centro de Formação São João Diego, em Guarapuava, Região Central do Estado, para discutir as novas diretrizes do Dízimo no Regional e também para avaliar como está a experiência com este tipo de trabalho em suas Comunidades e Paróquias.

Os trabalhos foram assessorados pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, Secretário Adjunto de Pastoral da CNBB que proferiu palestras e promoveu momentos de dinâmica e partilha entre os participantes.

Catelan considera que o Paraná está muito adiantado em se tratando da experiência com o Dízimo. Ele grifa que há quarenta anos, quando a CNBB passou a destacar o Dízimo em todo o país como prioridade e como experiência de conversão, as Comunidades do Paraná aderiram a este trabalho em sua totalidade fazendo seus trabalhos de forma brilhante. A partir de então, segundo reforça o Monsenhor, as experiências só se tornaram mais ricas e pastorais em todo Regional Sul 2. “O Paraná se destaca na experiência com o Dízimo. Este trabalho que começou através da CNBB em nível nacional há quarenta anos, foi aderido pelas Dioceses e Eparquias de todo o Estado com grande facilidade. Por isso, eu considero, que através desta troca de conhecimentos, muito se enriquece em se tratando do Dízimo. Ainda há trabalhos a serem feitos, mas os caminhos estão bem trilhados e os ajustes se tornam mais fáceis a partir deste momento”, considerou Catelan.

O encontro em Guarapuava teve por objetivo a troca de experiências entre as comunidades das Dioceses e Arquidioceses de todo o Estado, mas também serviu como ponto de partida para que os trabalhos se tornassem mais homogêneos e, desta forma, o entendimento quanto aos procedimentos pastorais adotados inclusive de nomenclatura, passasse a ser mais bem compreendido por todos. “Este é um encontro que foi organizado Regional Sul 2, através das Dioceses e Eparquias do Paraná. Apesar de a experiência com Dízimo estar bastante adiantada, ainda há certas dúvidas, em algumas comunidades quanto ao que é contribuição de fato para com o Dízimo e o que é uma doação espontâne, por exemplo, para a comunidade. Eu destaco que o Dízimo é uma experiência paroquial e também pessoal e tem todo um significado Pastoral tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Por isso, eu reforço que se um fiel quiser fazer outro tipo de doação para sua comunidade ele pode fazê-lo tranquilamente, mas esta doação não pode e não deve ser contabilizada ou considerada como Dízimo”, explicou o Monsenhor.

A CNBB, em nível nacional, está produzindo um Texto-Base sobre o Dízimo. A prévia deste trabalho foi mostrada aos participantes do Congresso Regional do Dízimo, em Guarapuava. De acordo com Monsenhor Catelan, a partir das discussões e experiências entre os participantes do Regional Sul 2 vão surgir muitas contribuições que enriquecerão o texto. “O texto que estudamos em Guarapuava, será publicado como texto oficial do Dízimo. Estamos analisando este documento de antemão, neste momento. Com isso, surgiram muitas contribuições pontuais que vão enriquecer ainda mais este material”, pontuou.

O documento sobre o Dízimo será votado pelo Conselho Permanente da CNBB nos dias 13 e 15 de junho, segundo contou Monsenhor Catelan. Ele também adianta que, em sendo aprovado, o material passará por uma revisão editorial e deverá ser publicado e distribuído através da CNBB já no início de julho.

Diopuava com fotos de Fábio Vieira CDC

De Londrina participaram o assessor da Pastoral do Dízimo Pe. Jorge Luis Watthier
e Helena Aparecida Ribeiro Calcagnoto (membro da pastoral).

[Best_Wordpress_Gallery id=”55″ gal_title=”Congresso Regional do Dízimo da CNBB”]