Iconos Camino Neocatecumenal http://www.cruzgloriosa.org/iconos La Déesis (en griego, δέησις), "plegaria" o "súplica", es una representación iconográfica tradicional de Cristo en Majestad o Cristo Pantocrátor entronizado, llevando un libro y flanqueado por la Virgen María y San Juan Bautista, acompañado a veces por ángeles y santos. En otras ocasiones, también se representa a Cristo en la Cruz, pero siempre acompañado de su Madre y de San Juan Bautista. Tanto la Virgen María como San Juan Bautista y los otros personajes tienen sus rostros mirando a Cristo y muestran las palmas de sus manos. En la iconografía sagrada, cuando las manos aparecen mostrando sus palmas simboliza una súplica, una oración. Cuando un mendigo nos solicita una ayuda siempre lo hará mostrando la palma de su mano extendida. Todos los personajes están por tanto, intercediendo por toda la humanidad, ante Cristo, Juez de vivos y muertos. Este icono tiene su origen en el arte Bizantino y posteriormente fue pintado en el Románico, Gótico y en el Ortodoxo. Podemos encontrarlo representado no sólo en las portadas de las iglesias sino que también se utiliza en mosaicos, pinturas o eborarias.

1. A alegria da Vitória decisiva. O inimigo vencido foi a morte. Alegria indizível experimenta quem crê na ressurreição e assim resolve o drama, o trauma, a tragédia e o medo da morte. É uma alegria inaudita, porque o nada, o absurdo, o horror do vazio se calam e a vida não cai no vácuo. Alegria porque evangelizar é trabalhar por uma causa já vitoriosa.

1. A alegria da realização das promessas. Deus cumpriu a promessa da salvação, que culminou na ressurreição. As Escrituras se cumpriram. Elas continham a verdade.Venceu a verdade. Portanto, a vida, o sofrimento, o trabalho, as lutas por dias melhores, têm sentido. Deus não mente, não engana. A ressurreição desmobiliza o pessimismo, o ceticismo, o derrotismo. Sem a ressurreição o suicido seria a resposta para a dor humana. Jesus ressuscitou, segundo as Escrituras.

1. A alegria da ressurreição da carne. Os mortos ressuscitarão. Nosso corpo será glorioso, transformado, espiritual e incorruptível. Toda a matéria ressuscitará e participará da glória de Deus. Quanta alegria ecoa em toda a terra. Tudo canta de alegria.

1. Alegria da participação na vida de Deus. Entra na alegria do teu Senhor.Vem para as núpcias do Cordeiro. Toma posse do teu lugar na casa do Pai. Entra na pátria definitiva. Participa do inefável convívio com Deus, da luz verdadeira, da saciedade de todos os desejos, da vida plena, da felicidade perfeita. Vem ver Deus face a face e permanecer para sempre com Cristo. A vida não é apenas um enigma, nem um acidente, nem um acaso. É um desígnio amoroso do Pai. Em nome de Jesus ressuscitado os apóstolos, os mártires, os missionários, os santos deram sua vida para salvar a todos. A vida não acaba, ela é transformada.

1. A alegria da missão. Ressuscitam com Jesus: o Evangelho, o Reino, a Igreja, o Plano da Salvação. Graças à ressurreição vamos à missão que consiste em fazer a experiência do encontro com Jesus vivo e levar esta boa notícia para o mundo inteiro. Assim, todos ficam sabendo de onde viemos, porque existimos e pra onde vamos.

1. A alegria da verdade. A partir de Jesus ressuscitado confirma-se a verdade sobre o homem, sobre a Igreja e sobre o mundo. Não precisamos mais de recorrer à reencarnação, nem cair no pavor do nada. A verdade sobre a vida presente e a futura, é incontestável, graças à ressureição. O cristianismo subiste pela fé na ressurreição: Creio na ressurreição da carne, verdade última.

1. A alegria do sentido da vida. A ressurreição confere sentido à prática do bem, ao sofrimento, ao trabalho cotidiano, à luta pela justiça. Tudo tem meta, direção, futuro. A ressurreição é o coroamento de toda as boas ações e a plenitude da evolução do mundo: Cristo tudo em todos.

1. Alegria de estarmos em processo de ressurreição. Já estamos em processo de ressurreição. Toda vez que ouvimos a Palavra, recebemos a Eucaristia, entramos em oração, praticamos o bem estamos ressuscitando. O bem e o amor são imortais, perdoar, ajudar e servir um pobre, um doente, um aflito é ser instrumento e testemunha da ressurreição. Nossa santificação é um processo de ressurreição, de iluminação, de transformação.

1. Alegria da esperança. Pela fé na ressurreição temos esperança e por isso defendemos a vida, promovemos o irmão, praticamos a caridade, temos força e coragem para perseverar. Sem a ressurreição a esperança seria apenas otimismo, entusiasmo, utopia. A partir de Jesus ressuscitado esperança significa derrota da morte, certeza da vida eterna, continuidade da vida, visão de Deus, comunhão dos santos. Nossa esperança não é só um sentimento, é uma convicção. A esperança cristã tem o nome de: ressurreição, céu, futuro, vida eterna, visão beatificada, etc. Que a alegria da páscoa se manifeste em gestos como: um sorriso, olho no olho, um abraço, um elogio, a promoção da vida, a proximidade junto aos pobres, doentes, presos.

Com Santo Agostinho podemos rezar assim: “Senhor tua misericórdia é minha esperança”. A fé na misericórdia enche nosso coração de esperança na Salvação eterna. Confiando na misericórdia, esperamos ser salvos. Senhor, confio esperando no teu amor misericordioso e espero  salvação, a glória, a vida que nunca se acaba

Dom Orlando Brandes
Dom Orlando