lava pés

A Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo se inicia com a celebração da Instituição da Eucaristia, do Mandamento do Amor e do Lava pés nesta Quinta-feira Santa.
É um supremo ato de amor de Jesus Cristo abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos. Não se trata de um gesto de perdão, como muitas vezes ouvimos dizer. Trata-se de um gesto de serviço. Cristo, o Mestre, o Filho de Deus vivo se abaixa como servidor da humanidade, como Aquele que coloca toda a sua vida nas mãos do Pai, mas que ainda se coloca nas mãos dos seres humanos, pois aceitará a cruz como condição para nos libertar do pecado e da morte.
Ele é o Cristo Filho de Deus, mas que sendo de condição divina, não se apega ao seu ser igual a Deus, mas torna-se servo e obediente até a morte e morte de cruz (cf. Fil 2). A Igreja se torna servidora quando consegue se abaixar a serviço dos irmãos e irmãs. Essa é a Igreja de Jesus Cristo: Igreja serva, que se coloca a serva de todos.
Somos, como Igreja, convidados a servir, a amar, a nos colocarmos numa atitude de serviço, sobretudo ao lados dos marginalizados, ao lado dos que não tem vez e nem voz.
Sejamos servidores uns dos outros

Pe. Alexandre Alves Filho
Paróquia Santa Cruz