Em nenhum período da história da humanidade, o mundo passou por grandes transformações, como neste início de milênio em que viajamos ao ponto mais distante do sistema solar e, ao mesmo tempo, convivemos, no Brasil, com doenças, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, que têm como foco de disseminação a falta de saneamento básico em muitos estados brasileiros.

Pensar no futuro é refletir sobre problemas tão terrenos, como este, mas, ao mesmo tempo, espirituais à medida que muitas conquistas humanas colocam em risco o meio ambiente ou são inacessíveis aos pobres e excluídos.

Com o tema, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, a Campanha da Fraternidade 2016 se preocupa com o futuro do Planeta, focando o debate na situação do saneamento em todo o país.

O assunto foi discutido em audiência pública, convocada pela vereadora Lenir de Assis (PT), realizada dia 16 de março, no plenário da Câmara Municipal.

Foram convidados para o debate, o professor do Departamento de Construção Civil, área de Saneamento (UEL), Fernando Fernandes, doutor em Engenharia pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse (França), e o Pe. Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

Pe. Joel dizia “que é importante vivenciarmos e refletirmos sobre esse tema que é de tão grande importância para nós, para que juntos possamos assegurar o direito ao saneamento básico a todas as pessoas e também por políticas públicas e atitudes responsáveis, para que possa garantir a integridade e o futuro da nossa casa comum”.

No Brasil, 48,6% da população não têm acesso à coleta de esgoto, mais de 100 milhões de pessoas não possuem o serviço, como revelam dados do Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Em Londrina quase 10% da população enfrentam essa realidade.

Vereadora Lenir de Assis

Tiago Queiroz