domingo-de-ramos

Com o Domingo de Ramos a Igreja abre as celebrações da Semana Santa e neste Ano Santo da Misericórdia somos chamados a iluminá-la com a luz da misericórdia divina em favor da humanidade e também em favor da vida pessoal de cada um de nós.

No contexto deste Ano Santo da Misericórdia, as celebrações pascais colocam-nos diante do sofrimento com uma atitude de esperança e de confiança porque Deus é misericordioso.

A misericórdia, em Deus e na vida daqueles que se tornam misericordiosos, sempre é regeneradora, promotora de vida nova. Assim somos chamados a uma contemplação e uma reflexão profunda sobre nosso modo de nos relacionar com o outro, com a sociedade e com toda a criação; a entrar em contato com Deus, com as pessoas e com a comunidade social com os mesmos sentimentos divinos, em vista da vida plena.  A misericórdia é atitude necessária para que a humanidade se torne mais humana, pois quanto mais humana for, mais próxima da santidade divina estará.

Meu irmão e minha irmã, em Cristo Jesus, participe com fé, esperança e amor de todas as celebrações desta semana. Sem a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo nada mais teria sentido na vida cristã. Ela constitui o núcleo fundante de toda a vida da Igreja.

Que a celebração do mistério central de nossa fé fortaleça a vida de cada fiel e de toda a Igreja, para que neste mundo tão dilacerado pelo pecado possamos gerar vida nova e ser sinal luminoso da presença de Jesus Cristo.

Pe. Almir Borges, CMF

almir