Nos dias 5 e 6 de março no salão paroquial da Igreja Matriz da paróquia Santa Terezinha do menino Jesus aconteceu o primeiro retiro paroquial das Santas Missões Populares. Ao longo dos dois dias, uma média de 450 pessoas participou das formações coordenadas pela irmã Rejane e pelo diácono Élio. Os futuros missionários foram apresentados pela primeira vez aos objetivos das Santas Missões Populares, assim como puderam compreender, onde e quando serão realizadas. Também foram apresentados os setores em que a cidade foi dividida e quais os nomes escolhidos para cada um deles. O coral da comunidade Nossa Senhora Rainha dos apóstolos, juntamente com os jovens e adolescentes, animaram o retiro com os cantos próprios das SMP. Não faltou danças, coreografias, “trenzinhos” e teatros, estes, trazendo reflexões e mensagens sobre missão.

No sábado, dois momentos merecem destaque. O primeiro, a visita de Dom Orlando Brandes, que em sua fala destacou a presença dos homens em grande número, num momento em que a safra acontecia. Ao motivar os futuros missionários, lembrou que, eles não estriam sozinhos, mas na companhia de Jesus, Maria, do anjo da guarda e de Santa Terezinha, não havendo assim motivos para medo ou dúvidas. O outro momento, que emocionou a todos, foi a adoração ao Santíssimo Sacramento. Diante da presença de Jesus sacramentado, todos foram convidados e assumir o compromisso com a missão, afinal é o próprio Cristo que nos chama e envia a ela.

No domingo, foi dada continuidade as formações com a visita especial do padre Joel, que chamou os jovens a se prepararem para a JMJ – Jornada Missionaria da Juventude, a ser realizada no dia 3 de abril em Londrina, o convite foi depois reforçado pelo JPF, o grupo de jovens da paróquia. Muitos não seguraram as lágrimas na entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que cobriu a todos com o seu manto. A conclusão do retiro se deu com o envio missionário conduzido pelo padre Antônio Jorge (padre Toninho), seguido de uma bandeirada onde os coordenadores de setores a juventude participaram. Foram momentos de fé, alegria, engajamento da comunidade e renovação missionaria que certamente terão bons frutos nos próximos passos da realização das SMP.

Gabriel Garcia

[Best_Wordpress_Gallery id=”18″ gal_title=”SMP Sertanópolis”]